A Samsung anunciou ontem, dia 15 de agosto de 2018, que desenvolveu o primeiro modem 5G da indústria totalmente compatível com os padrões 3GPP (Organização tecnológica responsável por padrões de telecomunicações wireless GSM) intitulado Exynos Modem 5100.

De acordo com o comunicado de imprensa, o Exynos Modem 5100 traz suporte para redes de sub-6GHz e de ondas milimétricas (mmWave) compatíveis com os parâmetros 5G definidos pela 3GPP. Prometendo fornecer uma velocidade máxima de downlink de até 2 Gbps por segundo nas configurações de 5G sub-6GHz e 6Gbps em configurações de ondas milimétricas (mmWave).

A empresa explicou que o novo modem foi construído com base na tecnologia de processo de 10 nanômetros (nm) e que foram realizados testes bem-sucedidos, onde simularam as condições reais de rede.

O comunicado de imprensa destacou que a Samsung espera que a capacidade da 5G de transmitir dados de grande capacidade permitam “novas experiências de usuário não apenas em dispositivos móveis, mas também em áreas como a Internet das Coisas (IoT), vídeos de altíssima resolução, hologramas, inteligência artificial em tempo real (IA) e condução autônoma”.

O Exynos Modem 5100 oferece suporte para as redes 2G, 3G e 4G, assim como apresenta soluções de CI de frequência de rádio (RFIC), Envelope Tracking (ET) e IC de gerenciamento de energia (PMIC).

A companhia informou ainda que está trabalhando com operadoras e outros parceiros para oferecer o Exynos Modem 5100 o mais breve possível, e a expectativa é de que esteja disponível para os clientes até o final de 2018.

Fonte: Samsung Newsroom