O sistema operacional da Google para computadores está, aos poucos, a conquistar cada vez mais usuários por todo o mundo, isto graças à estratégia adotada pela empresa de Mountain View.

A Google está a formar alianças com as principais fabricantes de computadores do mercado, de forma a facilitar a entrada do novo SO no mercado.

Leitura Relacionada:

O Chromebook é relativamente novo, mas será que o SO tem o que é preciso para alcançar o seu espaço?

Depois de um enorme sucesso do Chromebook em alguns dos maiores mercados mundiais, a Google está finalmente a trabalhar na expansão do seu sistema operativo para o resto do mundo.

Samsung Chromebook Google

O Chromebook da Samsung (veja nossa análise sobre a marca) conta com um display de 11,6 polegadas LED HD e promete uma autonomia de até 7 horas. O Chrome OS é composto, basicamente, por um navegador e algumas apps nativas que dependem totalmente da internet. O Samsung Chromebook será vendido no Brasil por R$ 1.099.

Hardware

O hardware do Chromebook da Samsung não é um dos melhores disponíveis no mercado, já que a empresa sul-coreana equipou o seu aparelho com um processador de arquitetura ARM, o Exynos 5 dual-core de 1,7 GHz e 2 GB de RAM. No entanto, o Chrome OS não deverá precisar de mais que isto para rodar sem problemas.

Devido ao sistema operacional leve, o Samsung Chromebook consegue ser mais rápido do que diversos ultrabooks com hardwares superiores. O ponto negativo deste notebook é o seu espaço para guardar arquivos, pois o gadget tem apenas 16 GB de SSD e suporte para cartões SD. Como o aparelho foi projetado a pensar na utilização de armazenamento em nuvem, este irá desapontar quem prefere armazenar os seus arquivos localmente.

Chromebook Samsung

O aparelho da gigante sul-coreana suporta apenas conectividade Wi-Fi 802.11 a/b/g/n. Vale a pena ressaltar que o gadget não possui entrada Ethernet, ou seja, a conexão à internet está limitada ao Wi-Fi. No entanto, a Samsung afirmou que um modelo com 3G está nos planos da empresa.

A tela de 1366 x 768 pixels deve adaptar-se bem a ambientes com iluminação artificial, mas sob a luz do sol, o brilho da mesma é ofuscado. A bateria de 4080 mAh pode parecer fraca, mas a Samsung promete uma autonomia de até 7 horas.

Design

A tecnológica sul-coreana prestou bastante atenção aos detalhes. As curvas suaves, os acabamentos bem-feitos e as entradas bem colocadas ao redor do aparelho fazem do Chromebook da Samsung um notebook elegante e refinado.

Samsung Chromebook

Com apenas 1,75 cm de espessura, o aparelho está entre os mais finos da sua categoria. Além disso, o peso também impressiona, são apenas 1,1 kg. Tudo isto foi pensado para que o gadget seja realmente portátil, podendo ser transportado em qualquer mochila sem problemas.

O teclado é bem espaçoso e promete trazer uma boa experiência para quem digita bastante (escritores, redatores, etc..). Na realidade, o teclado em si é um pouco diferente, pois como se trata de um SO novo, as habituais teclas Windows, Delete, F5, não estão presentes, mas não deverá ser difícil ficar habituado a este modelo.

Escrito por João Perdigão, do Tecnologia e Gadgets.