Tão importante quanto um bom processador e uma boa máquina, é o sistema operacional que funciona como uma espécie de cérebro do computador. Na verdade, sem ele o computador nada mais é do que um amontoado de códigos e peças – que são excelentes para quem tem domínio da linguagem e totalmente assustador para quem não entende nem um pouquinho.

Escolher o melhor sistema operacional também é muito importante. Embora a funcionalidade seja a mesma, eles são diferentes e funcionam de forma singular, portanto cabe a cada usuário saber qual é o melhor.

Conheça os sistemas operacionais para computador de hoje em dia.

WindowsSistemas operacionais - Windows

O Windows é o sistema operacional mais conhecido e utilizado, principalmente por usuários de nível inicial e médio. A maior parte dos computadores à venda atualmente já possuem sistema Windows instalado, sendo a sua última versão a 8.1.

A principal vantagem desse sistema está na facilidade de sua utilização – tudo foi desenvolvido para que todos os usuários consigam utilizar o sistema sem maiores dificuldades.

Essa facilidade também compensa pois a maior parte dos softwares (programas) são desenvolvidos para esse sistema operacional.

Por outro lado, por ser o sistema favorito e mais utilizado do mundo, é também o maior alvo de vírus e malwares da rede.

LinuxSistemas Operacionais - Linux

A palavra que define a proposta do Linux é: personalização. Outra é “liberdade”.

O Linux é o queridinho do pessoal da informática, principalmente aqueles que tem domínio do conhecimento da linguagem computacional. A proposta é simples: por ter o código livre e aberto, o Linux permite que o usuário faça todas as modificações que desejar, tendo assim o melhor desenvolvimento de sistema operacional possível.

Ele não costuma ser o alvo de vírus e o melhor: é grátis. Por outro lado, ele pode ser difícil de ser utilizado no início e não é muito indicado para jogos devido às suas configurações e a grande oferta de mercado que ocorre especialmente para seu concorrente. 

Mac OSSistemas operacionais - Mac Os

O sistema operacional desenvolvido para a Apple é, como de costume, sinônimo de inovação e segurança.

A regra é simples: se você tentar instalar qualquer programa que o sistema não reconhecida ou reconheça como risco em potencial ele simplesmente impede a instalação.

Ele possui um design muito bonito e é fácil de ser manipulado. Além disso, ele também oferece diversas facilidades para instalação de softwares.

Contudo, se você prefere um computador para jogos – fuja do Mac OS. Esse sistema apresenta falhas de compatibilidade com o Flash, o software mais comum para jogos online e internet.