Você pode ter notado uma nova tendência estranha nos últimos dois meses em algumas das maiores páginas de compartilhamento de memes do Facebook.

Faça uma busca rápida em “split memes” no Twitter, Reddit ou Facebook, e você encontrará dezenas de posts nos últimos dois meses, de pessoas enlouquecidas. Os memes no Facebook estão sendo divididos em dois!

Então, por que todos esses memes do Facebook são cortados pela metade?

A razão por trás da divisão nos memes é dupla: é uma tentativa dos proprietários de páginas do Facebook de jogar o algoritmo do News Feed do Facebook e impedir que as pessoas roubem seus memes.

O que você está realmente vendo nesse estranho novo formato meme é, na verdade, duas imagens separadas do Facebook em um álbum. Após uma inspeção mais detalhada, você verá que a metade superior do meme é, na verdade, um vídeo. Às vezes, dependendo do meme, você terá que clicar para até mesmo dizer que a metade superior é um vídeo, porque ele simplesmente contém uma imagem estática, indecifrável da parte inferior da metade da foto do meme. Outras vezes, você descobrirá que há formas ou outras imagens transparentes, apelidadas por várias comunidades on-line como “coisas flutuantes”, movendo-se pela imagem estática do vídeo e o componente de vídeo é mais óbvio.

Existem até algumas pequenas páginas no Facebook dedicadas a zombar do formato meme. Essas páginas publicam apenas as metades inferiores do meme dividido sem o contexto geralmente necessário contido na metade superior.

Muitos proeminentes proprietários de páginas de memes do Facebook se vêem envolvidos em uma batalha constante com o Facebook, porque a rede social está constantemente mudando seu algoritmo do News Feed. Os proprietários de páginas estavam descobrindo que as fotos de memes não eram mais visualizadas como conteúdo favorável pelo Facebook, que começou a priorizar o conteúdo de vídeo nos feeds dos usuários.

A fim de continuar bombeando o conteúdo viral, sem qualquer trabalho adicional, os proprietários das páginas memes descobriram que podiam jogar o sistema simplesmente convertendo essas fotos estáticas em vídeos.

No início deste ano, Taylor Lorenz do The Daily Beast olhou para este meme de foto estática para a tendência de vídeo, assim como o Facebook pegou. Eles atualizaram o algoritmo e os proprietários da página de memes descobriram rapidamente uma nova solução alternativa: “as coisas flutuantes”.

Aparentemente, a atualização do algoritmo do Facebook poderia detectar uma falta de movimento nos vídeos que não passavam de memes de fotos estáticas e os visualizaria como conteúdo com spam. Como resultado, as postagens não teriam bom desempenho.

Para resolver este enigma, os proprietários de páginas do Facebook descobriram que podiam simplesmente adicionar uma sobreposição de várias formas flutuantes. Com isso, os vídeos com memes estáticos voltaram a estar nas boas graças do algoritmo do Facebook.

Entre as conversas entre os administradores de páginas do Facebook online, parece que o algoritmo do Facebook fez outra mudança. Desta vez, o Facebook está priorizando álbuns de fotos que incluem vídeo. O consenso é que o Facebook agora prefere álbuns porque permite múltiplas interações – pode-se comentar, curtir e ver cada foto ou vídeo individual – em uma postagem. A vantagem extra de ter o vídeo no álbum se deve ao fato de os vídeos serem reproduzidos automaticamente, aumentando a contagem de visualizações do post.

Assim, os proprietários das páginas de memes do Facebook enxaguam e repetem. Pegue um velho formato meme de foto estática que seja simples de se fazer e tenha se mostrado popular entre os usuários do Facebook, corte-o ao meio, converta a metade superior em vídeo, carregue-os juntos como um álbum em um post e aí está: o nascimento o meme dividido.

Mas há outro benefício para os proprietários de páginas do Facebook: os memes divididos dificultam o roubo de memes. Essa crença é ecoada dentro das queixas do meme dividido encontradas on-line. Com os memes divididos, não se pode simplesmente copiar o meme como uma única foto para criar facilmente uma postagem própria. Isso força os usuários a compartilhar a postagem atual da própria página do Facebook.

Os memes Split são a personificação do que há de errado com o conteúdo na Web: criações baseadas exclusivamente em algoritmos e que acumulam a maioria dos cliques. É claro, até que o algoritmo do Facebook mude novamente, parece que os memes divididos estão aqui para ficar. Uma última solução alternativa para flutuar, uma que possivelmente resolverá o problema de vez, é parar de compartilhar esses memes terrivelmente brega.

O Techtube entrou em contato com o Facebook para comentar essa nova tendência. Vamos atualizar esta história se e quando ouvirmos de volta.

ATUALIZAÇÃO: 29 de junho de 2018, 17h30. EDT Um porta-voz do Facebook nos enviou a seguinte declaração:

“Queremos mostrar às pessoas as postagens relevantes no topo de seu feed de notícias. As pessoas nos disseram que querem ver postagens autênticas que não sejam enganosas, por isso continuaremos trabalhando para combater os maus atores que postam coisas como esses memes de que as pessoas não gostam. ”

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 5 =