Vários tipos de aparelhos para atender a um mercado exigente
O ar–condicionado é um dos eletrodomésticos mais utilizados nas residências e empresas brasileiras. Antes, ele possuía apenas a função de refrescar o ambiente em dias quentes. Agora, com recursos de climatização e até higienização do ar, esse aparelho é usado em todas as estações do ano, garantindo conforto e qualidade de vida para os consumidores.
Para atender a uma demanda maior, os fabricantes passaram a promover inovações cada vez mais interessantes para o público. Praticidade e eficiência estão presentes na maioria dos novos modelos e o Ar–Condicionado Split inverter é a tecnologia mais avançada que o mercado pode oferecer na atualidade.
Com tanta oferta nas lojas, fica difícil decidir qual ar–condicionado comprar. Separamos os modelos mais procurados pelos consumidores, cada um com suas funcionalidades mais marcantes e para qual tipo de espaço em m² ele é mais apropriado.
Consul CBJ09DB
Este aparelho é ideal para lugares com verões muito quentes, porém com invernos um pouco rigorosos também. Trabalha muito bem tanto na refrigeração como no aquecimento de ambientes. Possui um sistema que acelera ou retarda a retirada da umidade do ar no ambiente.
- Ciclo Frio/Quente;
- Cômodos com aproximadamente 9m²;
- 9.000 BTUs;
- Função Umidade.
Springer Midea
É um dos mais econômicos da categoria, pois possui a função Eco Noite, reduzindo em mais de 70% o consumo de energia durante o sono, graças ao reconhecimento do calor corpóreo de cada usuário. É capaz de filtrar o ar e eliminar 99% de bactérias no ar. Silencioso e com a função “Siga-me”, ele pode direcionar o ar para onde o controle remoto estiver localizado.
- Ciclo Frio;
- Cômodos com aproximadamente 20m²;
- 12.000 BTUs;
- Filtragem do ar e Eco Noite.
Eletrolux Inverter Techno
Uma boa aquisição para quartos de crianças, porque é equipado com o Ultra Filter, capaz de evitar até 99% de bactérias e filtro de nylon, que elimina poeira. O carvão ativado serve para eliminar os odores, proporcionado um ambiente mais agradável. Vale ressaltar que o modelo BE-BI12F é ideal para cômodos grandes e também possui as funções Eco e “Siga-me”.
- Ciclo Frio;
- Cômodos de aproximadamente 9m²;
- 9.000 BTUs;
- Ultra Filter e Carvão Ativado.
Split Fujitsu
Este fabricante criou um ótimo recurso de presença, ideal para empresas e estabelecimentos que necessitam ficar com o ar–condicionado ligado por várias horas. Quando não tem nenhuma pessoa no ambiente, ele passa a funcionar no modo “economia de energia”. Quando alguém entra no cômodo, o sistema volta ao normal.
- Ciclo Frio;
- Cômodos de aproximadamente 20m²;
- 12.000 BTUs;
- Sensor de Presença.
LG Libero Art Cool
Sem dúvida, é um dos modelos mais bonitos e silenciosos do mercado. Possui um design sofisticado, deixando o ambiente com mais estilo. Além da beleza, sua tecnologia Ion Care+ remove os odores e bactérias do ar e seu filtro exclusivo elimina uma grande quantidade de poeira. Possui um ótimo controle de umidade, evitando a sensação de “secura” na garganta.
- Ciclo Frio;
- Cômodos de aproximadamente 20m²;
- 12.000 BTUs;
- Design, Ion Care+ e Filtro Multiproteção.
LG Libero E+ 18.000
Esse outro LG entra na lista como uma opção muito equilibrada para áreas grandes que precisam de um ar–condicionado potente, porém, econômico. Assim como o Art Cool, tem a função Ion Care+ e um filtro que pode eliminar quase 100% das bactérias presentes no ar. Apesar de potente, é muito silencioso, trabalhando muito bem no calor ou no frio.
- Ciclo Frio/Quente;
- Cômodos de aproximadamente 30m²;
- 18.000 BTUs;
- Silencioso e Econômico.
Samsung Smart 12.000 BTUs
Fechando a lista, temos um dos aparelhos mais completos vendidos do mercado. O Samsung Smart dispõe da tecnologia “Vírus Doctor”, com capacidade de eliminar quase todas as bactérias do ambiente. E o filtro Full HD consegue reter praticamente toda a poeira e sujeira do ambiente externo. Ideal para ajudar na saúde da família nos dias quentes e frios.
- Ciclo Frio/Quente;
- Cômodos de aproximadamente 20m²;
- 12.000 BTUs;
- Filtro Full HD e tecnologia “Vírus Doctor”.
Dicas para economizar energia com seu ar–condicionado
Antes de comprar o ar–condicionado ou qualquer outro eletrodoméstico, confira o Selo Procel de eficiência energética. Esta notificação está presente em todos os aparelhos e apresenta uma classificação por letras, na qual “A” é a mais econômica e “E” o produto que consome mais energia.
Manter o local refrigerado constantemente fechado pode ajudar na economia de energia. Nas empresas, o aparelho pode ser desligado meia-hora antes do final do expediente. No inverno use o eletrodoméstico na ventilação. Outro fato importante é a manutenção do aparelho, que deve ser realizada periodicamente, de preferência por um técnico ou profissional especializado.