Modalidade de ensino cresce cada dia mais no Brasil

A correria do dia a dia tem impedido as pessoas de fazerem muitas coisas. O trabalho árduo de oito horas, mais o desgastante trânsito das grandes cidades e o transporte público precário enfrentado diariamente, garantem a perda de horas importantes durante o dia, além de dar adeus à toda paciência e disposição para enfrentar uma sala de aula de uma universidade.

Por isso, muitas pessoas, para não desistirem de cursar o terceiro grau, estão optando pela educação a distância. Isso tem atraído muitos trabalhadores que não têm tempo para frequentar um ambiente de faculdade. Algumas instituições de ensino superior, como a Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, vêm oferecendo uma grande variedade de cursos através do EaD e abrindo opções para quem pretende investir nos estudos e crescer profissionalmente.

Conheça as vantagens de estudar à distância

Nos últimos anos, a Educação a Distância vem crescendo a um ritmo que chega a ser até três vezes maior que o modelo presencial. Em 2003, o número de alunos era de apenas 92 mil e, hoje, ele já supera 1,3 milhão, de acordo com o último Censo do Ensino Superior. Esse crescimento se deve muito porque são inúmeras opções de cursos, as mensalidades são mais em conta e é possível encontrar cursos em praticamente qualquer lugar do Brasil, mesmo nas localidades mais distantes.

Todo ano, milhares de novos cursos são reconhecidos pelo MEC e, graças ao EaD, pessoas que antes não tinham condições de frequentar uma universidade de forma presencial, agora podem obter um diploma de nível superior com o máximo de comodidade e o mínimo de deslocamentos, que tem o mesmo valor dos cursos presenciais, permitindo que você possa procurar emprego, filiar-se a entidades de classe, prestar concurso público e entrar para uma pós-graduação. Conheça as principais vantagens do estudo a distância:

1 – Flexibilidade

Ao contrário das graduações tradicionais, a Educação a Distância não tem horários e locais fixos para estudar. Com isso, o aluno fica livre para acompanhar os conteúdos no horário mais conveniente, da forma que achar melhor. No entanto, isso não quer dizer que você não tenha prazos. No EAD, como em qualquer ensino superior, é preciso bastante dedicação. Os cursos também têm datas para entrega de trabalhos e realização de provas.

2 –  Tempo

Não precisar se deslocar todos os dias até a faculdade é um grande diferencial da Educação a Distância. O aluno pode acessar o conteúdo de onde estiver e nos horários mais convenientes para sua rotina. Isso permite que a grande maioria dos estudantes consigam conciliar trabalho e estudos. Afinal, muitos saem do emprego cansados e ainda precisam enfrentar o trânsito na volta para casa. Em boa parte das vezes, acabam chegando atrasados ou até mesmo perdendo as aulas. Na EaD, isso não existe.

3 – Economia

Quando comparamos com graduações presenciais, os cursos da EaD costumam ter mensalidades mais acessíveis. Além disso, como você pode acessar de casa, gasta menos com deslocamentos, alimentação fora de casa e até mesmo com materiais, pois boa parte da bibliografia pode ser consultada na internet, inclusive com bibliotecas virtuais, cujo acervo também fica acessível o tempo todo.

4 – Conteúdo e interação

Na EaD, o aluno não perde nenhum conteúdo. Tudo está disponível no ambiente virtual de aprendizagem e pode ser acessado a qualquer momento, quantas vezes o estudante desejar, de onde ele estiver. A interação é outro ponto a se destacar. Todo curso conta com uma equipe de tutores e professores à disposição para tirar dúvidas e há chats e fóruns de discussão com os colegas de turma.

5 – Diploma

As universidades que oferecem cursos de Educação a Distância passam por antes por um rigoroso controle do Ministério da Educação antes de receber o reconhecimento do órgão governamental. Portanto, o diploma emitido por uma instituição EaD vale tanto quanto o de um curso presencial. Essa informação sobre modalidade – presencial ou a distância – sequer consta no documento.

6 – Profissional

O método de ensino à distância desenvolve no estudante algumas características bastante valorizadas no mercado de trabalho. Afinal, ao se formar nessa modalidade, você aprende a fazer a gestão do seu tempo, tem iniciativa e motivação no dia a dia. Ao cursar uma graduação EaD, o profissional se torna disciplinado e prova ter grande capacidade de concentração.

Os benefícios do estudo à distância