Os smartphones caíram no gosto popular e fazem parte do nosso dia a dia. A oferta de modelos é tão grande que fica difícil escolher qual é o aparelho ideal para você. Afinal, o que um bom smartphone precisa ter?

Leitura Relacionada:

Um bom smartphone precisa ter tudo

Parece exagero, mas um bom smartphone precisa ter tudo aquilo que você quer. Para entender melhor você precisa entender qual é o principal objetivo de você ter um:

O smartphone, como o próprio nome sugere, é um telefone inteligente. Em outras palavras, ele é um aparelho que possui a capacidade de telefonia e os melhores serviços tecnológicos do mercado, de forma que você fazer todas as suas atividades nele mesmo.

Portanto, quando você for escolher o seu, pense em tudo o que quer fazer com ele: fotos, vídeos, conectar na internet, rede sociais como o Facebook, Twitter e Instagram, ler livros digitais, vídeo conferências, jogos, televisão, rádio, bluetooth, conexão wi-fi, office, etc.

Dessa forma, ficará mais fácil filtrar sua pesquisa quando você for escolher o seu aparelho, nos aspectos software e hardware.

Pense em escolher como se fosse um mini computador

Assim como um computador ou um notebook, o processador de seu smartphone deve atender ao que você precisa. Por isso é tão importante você saber o tipo de uso ou ter algumas referências de aplicativos que gostará de utilizar, como os citados acima.

Outro fator importante é a escolha do sistema operacional. Você poderá optar por três: Android (o mais comum entre os aparelhos de custo mais acessível), iOS (mais comum em aparelhos importados) ou Windows Phone (que está começando a se fortalecer no mercado brasileiro). Vá até uma loja e peça para testar os sistemas operacionais, para saber qual é o tipo que lhe parece mais funcional, mais prático, aquele ao qual você se adapta melhor.

o que um bom smartphone precisa ter

Se você escolher um aparelho com Android, observe a versão dele. Invista em um que seja Android 4.1 ou superior, do contrário a maior parte dos aplicativos e funcionalidades disponíveis no mercado atual não funcionarão no seu celular. O Windows Phone ainda é novidade, é um pouco diferente do Android, mas vale a tentativa. O iOS está disponível apenas no iPhone, eles são ótimos, mas são importados e bem mais caros que os demais.

A memória RAM e a memória interna também devem ser consideradas. Se possível, opte por aparelhos que oferecem opção de expansão de memória. Assim você poderá usar seu celular com mais tranquilidade e segurança, pois poderá atualizar o cartão de memória, por exemplo, para expandir o espaço para guardar seus arquivos e documentos pessoais. Assim, a memória básica fica apenas para os aplicativos do celular.

O ideal é que você compre um aparelho com mínimo de 1 GB de RAM, para que ele seja mais rápido.

Outros detalhes importantes

Outro fator que deve ser levado em consideração é o tamanho da tela do aparelho. Se você quiser um aparelho mais compacto, escolha um menor. Caso você use o aparelho para tirar e editar fotos, vídeos ou leitura, é aconselhável buscar por um aparelho com uma tela maior.

Você poderá escolher também entre aparelhos com apenas uma câmera e com modelos que trazem a câmera frontal (excelente para quem tira foto de si mesmo, ou de grupos). Alguns modelos oferecem opção de flash também.

A duração da bateria também deve ser levada em consideração. Essa informação você deve buscar junto às especificações do produto. Vale a pena dizer que aparelhos que ficam conectados na internet e que o flash é utilizado com frequência exigirão mais recargas.

Por fim, você poderá optar por aparelhos que tem opções de capinhas e películas. As capinhas é um acessório a parte e existem diversos modelos. A vantagem dela é que ela evita riscos em seu aparelho. O mesmo para a película, que deve ser aplicada sobre os aparelhos.

Entre tantas opções do mercado, basta você buscar se informar sobre as funcionalidades daqueles que te chamarem a atenção. Existem diversos modelos, cores, tamanhos e preços. Faça uma boa pesquisa e compre o smartphone que for ideal para você.