Mas afinal, o que significa Wi-Fi? Para que serve? Como funciona?  Porque todo mundo sempre pergunta qual a senha do Wi-Fi?

Vamos explicar para você!

O que significa Wi-fi: é marca!

É isso mesmo! Originalmente, o termo Wi-Fi foi patenteado pela empresa Wi-Fi Alliance. O nome foi uma alusão ao termo Hi-Fi, abreviação de High Fidelity – expressão utilizada pelas maiores indústrias de fonografia da década de 1950.

Assim sendo, Wi-Fi é uma abreviação do termo “Wireless Fidelity”, que em tradução livre para o português é similar a “fidelidade sem fio”. Embora muitas pessoas associem o Wi-Fi como internet gratuita, o Wi-Fi é na verdade o sistema que permite a conectividade entre diversos dispositivos e aparelhos sem fio, incluindo conexão à internet.  Isso é o que significa Wi-Fi

O que significa Wi-Fi - TechTube

Entenda como funciona

O sistema de conectividade via Wi-Fi funciona através de ondas de rádio. Para que elas funcionem é necessário a instalação e utilização de um roteador – o dispositivo que será responsável por receber o sinal em ondas, decodificá-lo e posteriormente os reemitir até os demais aparelhos que tenham conectividade com a rede.

O alcance do sinal dependerá da distância que o aparelho receptor, seja ele o computador, smartphone ou tablet, por exemplo, esteja do roteador. Esse raio de ação é chamado de “hotspot”.

O que determina a distância que o sinal alcançará será o roteador e sua antena – cada modelo possui capacidade própria. Roteadores mais antigos não permitem a conectividade a distâncias maiores e tendem a falhar no envio de sinal mesmo em ambientes fechados – principalmente quando se tem muitas paredes entre o roteador e o dispositivo final que você quer conectar.

Outros roteadores conseguem alcançar média de 300 metros de distância em ambientes externos, bem como mais de 100 metros em ambientes internos – é por isso que às vezes ao você conectar a rede Wi-Fi em seu celular você encontra diversas redes disponíveis.

A intensidade do sinal também dependerá da distância e do aparelho roteador – quanto mais perto da fonte maior será a sua intensidade.

Porque não consigo conectar ao Wi-Fi?

Agora que você ja sabe o que significa Wi-Fi, vamos te dar algumas informações adicionais. Está com problemas para conectar?

Pode acontecer: você localiza a rede em seu computador ou em seu smartphone, por exemplo, e solicita a conexão. Logo aparece uma mensagem de erro informando que não é possível realizar a conexão com a rede solicitada. Mas porquê?

Existem dois fatores muito comuns que podem causar isso: a distância do roteador – como foi citado e a necessidade de senha para utilização da rede.

A maior parte das redes domésticas e empresariais – com exceção de redes em comércios que disponibilizam sinal gratuito a seus clientes, possui senhas para impedir o acesso de pessoas desconhecidas. O motivo? Muito simples: quanto mais pessoas utilizarem a mesma rede Wi-Fi mais lenta ela vai ficar, uma vez que ela apenas dividirá o mesmo sinal entre todas as pessoas interessadas.

Com o Wi-Fi é muito mais fácil (e barato) ficar conectado quando você quiser – basta ter uma rede perto de você!

E aí, restou alguma dúvida sobre o que significa Wi-Fi e como ele funciona? Deixe seu comentário.