Você já ouviu nas Smart TV’s ou Televisões Inteligentes? A proposta é muito simples: garantir a melhor imagem e qualidade de som em sua televisão, com acesso à internet e conectividade com todos os equipamentos de sua casa através da rede sem fio.

Além disso, essas televisões garantem acesso aos principais serviços de acervo de filmes e seriados online, diretamente no aparelho televisor. Interessado?

Agora imagine poder transformar sua TV digital (LED, LCD ou Plasma) em uma Smart TV sem um custo absurdo. Imaginou? Essa é a proposta da empresa Google, com o dispositivo periférico nomeado de Google Chromecast.

Então, o que é Chromecast HDMI Streaming

O Google Chromecast HDMI Streaming é uma das maiores inovações da Google nos últimos anos. A ideia é muito simples e extremamente cativante: transformar qualquer TV HD com entrada HDMI em uma Smart TV.

É um dispositivo desenvolvido e patenteado pela empresa Google, que ao ser conectado ao HDMI do aparelho televisor e ao wi-fi permite que a interação entre os demais aparelhos eletroeletrônicos e tecnológicos de sua casa como smartphones e tablets. Além disso, após o estabelecimento da conexão é possível utilizar e acessar alguns recursos da internet na própria TV.

Após a conexão você poderá:

  • Transferir dados do smartphone ou tablet para ver na TV;
  • Assistir aos vídeos e ver as fotos que se encontram nesses equipamentos;
  • Ter acesso a conteúdo online na sua TV como: YouTube, Netflix, Vevo, Rdio, músicas e o navegador Chrome;

Leitura Relacionada:

Em poucas palavras: com o Chromecast você poderá utilizar recursos característicos da Smart TV em seu aparelho televisivo mesmo que ele seja mais simples.o que é chromecast

 

As principais vantagens e desvantagens

Além de saber o que é chromecast, é importante entender seus benefícios. A principal vantagem do dispositivo está na oferta de um equipamento revolucionário aos usuários da televisão como extensão de computador.

Com um pequeno aparelho (aproximadamente no tamanho de um pen drive) é possível conectar a sua televisão à internet e assistir vídeos e ver fotos com maior facilidade do que transferir arquivos para o HD externo ou mesmo através da conexão do seu notebook à televisão através da conexão HDMI (utilizada também pelo dispositivo).

Apesar de novo, ele possui interatividade nos sistemas operacionais mais comuns como Windows, Android e iOS (sistema operacional da Apple). Isso garante conectividade com a maior parte dos smartphones, tablets e notebooks.

Outra vantagem: devido à conexão estar vinculada a outro equipamento é dispensada a necessidade de utilização de um controle remoto para acessar e utilizar o equipamento e seus serviços.

O valor também é bastante acessível: menos de R$ 200 (nos Estados Unidos, o valor é de aproximadamente US$ 35).

No entanto, por ser um equipamento ainda em fase de popularização não é possível afirmar categoricamente toda a sua qualidade. O diferencial existe sim e os melhores recursos da Google estão presentes no dispositivo e softwares.

Vale ressaltar que o cliente pode ficar um pouco descontente com o desempenho do equipamento, uma vez que ele depende de conectividade à internet. Isso significa que se a velocidade da internet não for de boa performance pode não ser possível aproveitar todo o potencial do dispositivo.

Conclusões finais

São lançamentos como o Chromecast que provam a competência e mente inovadora que busca atender à grande parte dos usuários da tecnologia, pela empresa e marca Google. A ideia é excelente e embora os recursos disponíveis ao Brasil ainda sejam mais rasos se comparados aos oferecidos no exterior, vale o investimento devido ao custo X benefício positivo.

É a Google fazendo o que faz de melhor: facilitar a vida das pessoas com produtos e serviços de qualidade que trazem comodidade, interação e experiências únicas aos seus usuários.

Agora que você sabe o que é chromecast, conte-nos o que achou dessa novidade.