O canal da Tecnologia

Em construção

O que é armazenamento em nuvem?

0

Armazenamento em nuvem é o nome da tecnologia que possibilita o armazenamento de dados na internet, por meio de transferência para um ambiente digital. Estes ambientes digitais ou servidores online, como também são conhecidos, são mantidos por grandes empresas de tecnologias, que gerenciam e operam o armazenamento físico dos dados como um serviço.

Ou seja, o armazenamento em nuvem é um serviço tecnológico, oferecido por grandes empresas de tecnologia, que permite que os usuários da internet que contratam este tipo de serviço possa armazenar e organizar seus arquivos, documentos, fotos, vídeos, contatos e aplicativos em um servidor online, que dispensa a necessidade de um local físico para guardar informações.

Também é importante explicar que devido as diferentes necessidades encontradas no mercado, existem muitos tipos de armazenamento em nuvem, para atender públicos diferentes. Deste modo, o mercado oferece opções com foco específico para cada perfil de cliente, empresa ou indivíduo, com opções gratuitas e pagas.

Como funciona o armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem, como explicamos no início deste artigo, é mantido e oferecido por grandes empresas que contam com um centro de processamento de dados ou data centers, com servidores de altíssima capacidade de armazenamento que ficam ligados e conectados à internet, possibilitando assim a capacidade de armazenar dados físicos enviados pela internet.

Os dados salvos em um sistema de armazenamento em nuvem pode ser acessado, transferido, compartilhado e/ou baixado de qualquer dispositivo.

Vale frisar que os dados armazenados em nuvem são protegidos por encriptação e processo de autenticação. Deste modo, os dados só podem ser acessados por meio de login e senha, devidamente cadastrada pelo usuário, e em alguns casos, conforme configuração e serviço contratado, ainda é necessário utilizar autenticação de dois fatores.

Vantagens do armazenamento em nuvem

O armazenamento na nuvem oferece diversas vantagens, como durabilidade, liberdade e segurança para uso pessoal e profissional, afinal de contas, os usuários podem armazenar e organizar seus arquivos, documentos, fotos, vídeos, contatos e aplicativos em um servidor online sem precisar se preocupar com o espaço seu computador ou dispositivo móvel.

Confira abaixo outros benefícios e facilidades que o armazenamento em nuvem oferece:

Baixo custo

Os dados armazenados na nuvem ficam em um servidor digital, o que faz com que o usuário não precise comprar novos equipamentos eletrônicos para guardar seus arquivos. Inclusive, algumas empresas oferecem opções gratuitas de armazenamento em nuvem.

Praticidade

Um serviço de armazenamento na nuvem garante muita praticidade, pois o usuário só precisa de um aparelho compatível e com acesso à internet para acessar seus arquivos de qualquer lugar. Além disso, o usuário ainda tem a opção de permitir que outros usuários acessem e os seus arquivos, em caso de necessidade de desenvolver projetos colaborativos.

Disponibilidade

Como os dados armazenados na nuvem ficam em um servidor digital, todos os dados podem ser acessados a partir de acesso à internet, sem a necessidade de instalar aplicativos e softwares para funcionar. Ou seja, é possível acessar todos os arquivos salvos sem precisar instalar nada no seu equipamento ou dispositivo móvel.

Além de todas as vantagens citadas, acima, ainda tem a questão de que o armazenamento em nuvem permite que os arquivos fiquem organizados e seguros, sem riscos de perda ou de serem corrompidos por vírus, e ainda permite que o usuário acesse e salve seus arquivos a qualquer momento diretamente do seu celular ou computador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.