Você já pensou em ter um notebook onde você possa jogar todos os seus jogos favoritos e transportá-los para onde quiser? Ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de tecnologia existe sim. São os chamados “notebook gamer”, máquinas desenvolvidas para atender às expectativas e necessidades dos jogadores.

O que é o notebook gamer

A principal diferença entre os tipos de notebook é que o gamer possui configurações diferentes dos portáteis comuns, que são mais poderosas. Essas configurações específicas permitem que ele suporte e rode jogos, mesmo aqueles mais pesados, e suas atualizações.

Ao adquirir um computador portátil com essa capacidade você poderá desenvolver as suas atividades cotidianas, pessoas e profissionais como tirar fotos online, editar textos, vídeos, navegar na internet, trocar mensagens instantâneas e realizar vídeo conferências, entre outras, além de poder jogar os seus jogos favoritos online ou off-line. Se você é um jogador ativo, o notebook gamer é ideal para você!o que é um notebook gamer

Como começar a procurar

Se essa for a sua primeira compra, achar o notebook gamer mais adequado a você pode ser um pouco difícil. Mas o processo de escolha e orçamento é muito similar à compra de outros notebooks: tem que pesquisar antes de fechar o negócio. A pesquisa deve abranger as melhores marcas de notebook, as configurações do computador, a durabilidade e qualidade dele, a assistência técnica autorizada oferecida pelo fabricante e suporte a multimídia e periféricos.

  • Fabricante / marca: Você pode encontrar notebooks que te atendam para jogos de todas as marcas do mercado. As principais são: Dell, HP, Samsung, Lenovo e Asus. O que você deve considerar ao escolher o fabricante é a qualidade, durabilidade do equipamento, assistência técnica autorizada, possibilidade de substituição ou compra de peças novas e atendimento ao cliente de qualidade. Essas características, além do computador em si é que lhe garantem o melhor custo X benefício.
  • Processador: O processador deve ser o mais potente possível. No caso da Intel, embora o i3 seja ótimo para uso pessoal, ele não é suficiente para jogos. O ideal é o Intel Core i5 ou se você puder investir um pouco mais, o i7. Se você realmente quer utilizá-lo para jogos, lembre-se de escolher o processador com melhor desempenho, maior número de núcleos ativos e melhor balanceamento com relação a temperatura do processador e consumo de energia.
  • Memória RAM: Não há segredo: memória RAM mínima de 6 GB ou 8 GB, menos que isso nem pensar.
  • Placa de vídeo: Se o notebook não tiver a placa de vídeo ele não vai rodar os jogos. Para saber qual é a ideal para você, solicite ao vendedor que a placa de vídeo tenha memória exclusiva para o processamento de gráfico. A placa deve ter no mínimo 1 GB de memória de processamento.

Veja também: As melhores placas de video do mercado

  • HD: Não adianta ter uma super máquina e uma capacidade de armazenamento baixo. Portanto, invista em um HD de 1 T ou mais. A diferença de custo não é tão grande e vale a pena.
  • Tela: Escolha a tela que não tenha reflexo e tenha boa qualidade de imagens, do contrário você ficará altamente frustrado. Tenha bom senso na hora de escolher o tamanho dela também, lembre-se que quanto maior o seu notebook mais espaço ele vai ocupar na hora de você transportá-lo. Além disso, você precisará de mais espaço para utilizá-lo também.
  • Som: Outro fator que pode causar estresse sem necessidade ao player é a péssima qualidade de som. Na dúvida, teste antes de levar.
  • Portas USB: Pode parecer besteira, mas a quantidade de portas USB no seu notebook gamer pode fazer toda a diferença. Especialmente se você utilizar jogos com joystick ou mouse.
  • Itens extras: Outros itens extras que valem o investimento são um mouse óptico sem fio, um headset com qualidade de som e microfone bom (principalmente se você vai jogar multiplayer online). Esses itens podem ser utilizados para outras tarefas também. Além disso, compre uma boa mochila ou bolsa para transportá-lo, reforçada e que seja cômoda a você. Lembre-se que a mochila é bem mais barata que a máquina que ela carrega. 

Quanto você vai gastar no seu notebook gamer

O valor de investimento no seu notebook para jogos vai depender das configurações e da marca escolhida. No entanto, por ser um computador mais potente ele é mais caro do que os outros. O valor mínimo fica em torno de R$ 2700,00 mas alguns chegam a quase R$ 9000,00. Tudo depende do que você quer. Quando for fazer sua compra, solicite informações ao vendedor. Deixe bem claro o que você quer e espera do notebook e de preferência veja alguns jogos que você pretende jogar. Compare as configurações exigidas pelo jogo com a máquina e escolha a ideal para você.