Cedo ou tarde, todo usuário de notebook sofre com o terror do superaquecimento. Em alguns casos ele aquece tanto que a pessoa percebe apenas de teclar – seus dedos chegam a ficar doloridos por causa do excesso do calor. Utilizar o touchpad (o mouse de dedo do note) então, é impossível!

Se o seu notebook está aquecendo demais, saiba o que fazer!

Sinais de que o notebook está muito quente

Quando o notebook começa a se aquecer demais e pode superaquecer, ele começa a emitir diversos sinais aos usuários.

Os primeiros são os sinais físicos como o aquecimento das teclas e do touchpad, que já falamos, além do próprio aquecimento do notebook como um todo.

Outro sinal é o constante acionamento da ventoinha, que é acionada toda vez que o PC precisa se resfriar para evitar o colapso.

notebook aquecendo demais o que fazer

Mas não é apenas no hardware que o seu aquecimento interfere no funcionamento do seu notebook: quando ele se superaquece ele tende a travar mais vezes durante a utilização normal e se religar sozinho.

Portanto, se o seu computador anda mais lento, travando, mais quente e já está desligando sozinho durante a utilização, é hora de parar e começar a tomar as providências necessárias para mantê-lo funcionando.

Porque o notebook esquenta?

Existem diversos fatores que podem influenciar na temperatura do notebook. Em dias mais quentes é natural que ele aqueça mais, além disso a utilização no dia a dia acaba influenciando também.

O aquecimento pode ser consequência da falta de saídas de ar suficientes – esse problema era muito comum em modelos mais antigos, mesmo de fabricantes mais conceituados. Hoje em dia, a maior parte dos notebooks possuem mais de uma saída de ar, para evitar esse problema comum.

Outra razão pode estar vinculada ao pó que se acumula nos seus circuitos internos, na própria ventoinha e nas saídas de ar. O ideal é que você passe um cotonete em todas as saídas de ar, com muito cuidado, a cada semana quando for fazer a limpeza do aparelho.

Notebook aquecendo demais, o que fazer

A primeira medida está na prevenção: não utilize seu notebook sob a luz do sol ou em ambientes sem ventilação. Preferencialmente utilize-o sobre a mesa e evite utilizá-lo sobre o colo ou sobre a cama, especialmente em cima de cobertas.

Uma medida muito prática e mais em conta que dá resultado está na aquisição e utilização de mesinhas com cooler. Essas mesas são compactas e super confortáveis, oferecem maior conforto ao usuário e ventilam o notebook enquanto você trabalha com ele. Quando for procurar a sua, verifique a capacidade de ventilação e o local de disposição dos coolers para garantir melhor refrigeração.

Por fim, é interessante levar seu notebook para um especialista realizar a limpeza interna. Ele vai abrir a máquina e remover todo o pó que se acumula devido ao uso diário, entre os circuitos e a ventoinha. Com o pó removido é natural que ele não esquente tanto pois existe maior ventilação em seu interior.