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Marketing de Guerrilha: O que é e como aplicar

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No mundo do marketing, impressionar os clientes é uma boa estratégia para atrair novos negócios. O chamado marketing de guerrilha vem para que as marcas pensem fora da caixa na hora de divulgar seus serviços ou produtos.

A definição de guerrilha vem de um tipo de luta armada em que o oponente é atacado de surpresa.

No marketing, essa palavra indica métodos de divulgação inesperados que usam mais criatividade do que orçamento.

Portanto, continue lendo esse texto para conhecer a origem do termo e as principais estratégias de marketing de guerrilha.

Marketing de Guerrilha: O que é e como aplicar

Origens do marketing de guerrilha

O criador desse conceito foi o escritor Jay Conrad Levinson, que em 1984 publicou o livro Guerrilla Marketing.

O termo foi inspirado pelo desempenho do Vietnã do Norte, na Guerra do Vietnã. Por ter menos recursos do que o exército do Vietnã do Sul, os vietnamitas do norte usavam estratégias diferentes para surpreender os inimigos.

De modo similar, o marketing de guerrilha é conhecido por usar meios fora do tradicional, como shopping centers, praias e parques.

Entretanto, recentemente, com a ascensão da internet como meio de comunicação global, esse método de marketing migrou para lá, na forma de viralizações.

Dicas para um marketing de guerrilha eficiente

O impacto da sua estratégia de marketing de guerrilha pode tanto ser bom, quanto ser ruim. Para garantir que aconteça o primeiro caso, confira essas dicas.

Conheça seus clientes

Sua campanha deve corresponder aos valores e interesses da sua base de clientes. Essa é uma das regras mais fundamentais do inbound marketing, e com o marketing de guerrilha não é diferente.

Portanto, leve em conta as informações básicas de quem você deseja alcançar, como:

  • Hábitos de consumo;
  • Interesses;
  • Nome;
  • Renda média.

Com dados como esses reunidos, sua campanha ganhará mais consistência e surtirá o efeito desejado.

Fuja de fórmulas

Considerando que o marketing de guerrilha é ousado por essência, não se atenha a fórmulas que já foram usadas.

A ideia é surpreender positivamente consumidores em potencial, sendo assim, pense em estratégias que produzem esse efeito.

No entanto, isso não significa apostar em ações que não combinem com a imagem da empresa.

Lembre-se de que a campanha deve dialogar com o consumidor. Assim como no marketing de conteúdo, as pessoas precisam se sentir interessadas pelas informações que a empresa divulga.

Faça parcerias

Considere a possibilidade de se juntar a outras empresas para maximizar os resultados.

Você pode se associar a algum estabelecimento comercial para aumentar a exposição da marca.

Isso agrega valor à empresa e aumenta as chances de ter sucesso.

Aprenda com a concorrência

Reúna sua equipe de marketing e estude cases de sucesso de outras empresas. Quanto mais informação, mais consistência terá a sua estratégia.

Cuidado para não confundir inspiração com cópia. Suas campanhas devem ser originais e condizer com o perfil e a realidade da sua empresa.

A originalidade é uma das garantias de que a ação será impactante e terá efeito a longo prazo.

Seja cuidadoso

As campanhas de marketing de guerrilha tem como principal função provocar emoções nas pessoas.

Portanto, se essas emoções serão boas ou ruins, depende do que a empresa planejou.

Mesmo assim, geralmente a promoção de produtos aposta em sentimentos leves e descontraídos.

Defina com precisão o que você pretende alcançar. Planeje com antecedência todas as etapas para ter o controle de todo o processo.

Analise os resultados

Tão importante quanto aplicar a estratégia é analisar o que ela representou para a empresa.

Felizmente, a internet e as redes sociais proporcionam diversas métricas que devem ser usadas por empreendimentos.

Se a campanha em questão foi em um lugar físico, avalie as métricas da empresa (faturamento e taxa de conversões, por exemplo) de acordo com o período em que a ação ocorreu.

Se a campanha aconteceu nas redes sociais, acompanhe o número de seguidores, curtidas, compartilhamentos e menções para ter uma visão ampla dos resultados alcançados.

Considerações finais

Apostar em inovação implica pensar em ações diferenciadas. Isso ajuda na consolidação da empresa na memória das pessoas.

O marketing de guerrilha é uma metodologia importante para concretizar novas ideias e se posicionar de maneira diferente no mercado.

Portanto, empresas que têm perfis diferenciados tendem a atrair o interesse de mais consumidores, e com o tempo, dominar um nicho só seu.

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