No mundo do marketing, impressionar os clientes é uma boa estratégia para atrair novos negócios. O chamado marketing de guerrilha vem para que as marcas pensem fora da caixa na hora de divulgar seus serviços ou produtos.
A definição de guerrilha vem de um tipo de luta armada em que o oponente é atacado de surpresa.
No marketing, essa palavra indica métodos de divulgação inesperados que usam mais criatividade do que orçamento.
Portanto, continue lendo esse texto para conhecer a origem do termo e as principais estratégias de marketing de guerrilha.
Origens do marketing de guerrilha
O criador desse conceito foi o escritor Jay Conrad Levinson, que em 1984 publicou o livro Guerrilla Marketing.
O termo foi inspirado pelo desempenho do Vietnã do Norte, na Guerra do Vietnã. Por ter menos recursos do que o exército do Vietnã do Sul, os vietnamitas do norte usavam estratégias diferentes para surpreender os inimigos.
De modo similar, o marketing de guerrilha é conhecido por usar meios fora do tradicional, como shopping centers, praias e parques.
Entretanto, recentemente, com a ascensão da internet como meio de comunicação global, esse método de marketing migrou para lá, na forma de viralizações.
Dicas para um marketing de guerrilha eficiente
O impacto da sua estratégia de marketing de guerrilha pode tanto ser bom, quanto ser ruim. Para garantir que aconteça o primeiro caso, confira essas dicas.
Conheça seus clientes
Sua campanha deve corresponder aos valores e interesses da sua base de clientes. Essa é uma das regras mais fundamentais do inbound marketing, e com o marketing de guerrilha não é diferente.
Portanto, leve em conta as informações básicas de quem você deseja alcançar, como:
- Hábitos de consumo;
- Interesses;
- Nome;
- Renda média.
Com dados como esses reunidos, sua campanha ganhará mais consistência e surtirá o efeito desejado.
Fuja de fórmulas
Considerando que o marketing de guerrilha é ousado por essência, não se atenha a fórmulas que já foram usadas.
A ideia é surpreender positivamente consumidores em potencial, sendo assim, pense em estratégias que produzem esse efeito.
No entanto, isso não significa apostar em ações que não combinem com a imagem da empresa.
Lembre-se de que a campanha deve dialogar com o consumidor. Assim como no marketing de conteúdo, as pessoas precisam se sentir interessadas pelas informações que a empresa divulga.
Faça parcerias
Considere a possibilidade de se juntar a outras empresas para maximizar os resultados.
Você pode se associar a algum estabelecimento comercial para aumentar a exposição da marca.
Isso agrega valor à empresa e aumenta as chances de ter sucesso.
Aprenda com a concorrência
Reúna sua equipe de marketing e estude cases de sucesso de outras empresas. Quanto mais informação, mais consistência terá a sua estratégia.
Cuidado para não confundir inspiração com cópia. Suas campanhas devem ser originais e condizer com o perfil e a realidade da sua empresa.
A originalidade é uma das garantias de que a ação será impactante e terá efeito a longo prazo.
Seja cuidadoso
As campanhas de marketing de guerrilha tem como principal função provocar emoções nas pessoas.
Portanto, se essas emoções serão boas ou ruins, depende do que a empresa planejou.
Mesmo assim, geralmente a promoção de produtos aposta em sentimentos leves e descontraídos.
Defina com precisão o que você pretende alcançar. Planeje com antecedência todas as etapas para ter o controle de todo o processo.
Analise os resultados
Tão importante quanto aplicar a estratégia é analisar o que ela representou para a empresa.
Felizmente, a internet e as redes sociais proporcionam diversas métricas que devem ser usadas por empreendimentos.
Se a campanha em questão foi em um lugar físico, avalie as métricas da empresa (faturamento e taxa de conversões, por exemplo) de acordo com o período em que a ação ocorreu.
Se a campanha aconteceu nas redes sociais, acompanhe o número de seguidores, curtidas, compartilhamentos e menções para ter uma visão ampla dos resultados alcançados.
Considerações finais
Apostar em inovação implica pensar em ações diferenciadas. Isso ajuda na consolidação da empresa na memória das pessoas.
O marketing de guerrilha é uma metodologia importante para concretizar novas ideias e se posicionar de maneira diferente no mercado.
Portanto, empresas que têm perfis diferenciados tendem a atrair o interesse de mais consumidores, e com o tempo, dominar um nicho só seu.