Você já notou que depois de ficar horas na frente do computador parece que seus olhos ficam mais cansados?

Algumas pessoas percebem também que seus olhos ficam mais ressecados, que coçam ou ficam doloridos, vermelhos, irritados e chegam até a ter dor de cabeça. Mesmo quando param de mexer no computador percebem que os olhos continuam cansados ou chegam a ter dificuldade em focar as coisas. Outras, nem tanto. Algumas, nem percebem.

Mas afinal, a tela do computador faz ou não faz mal para a saúde dos olhos?

É mito ou é verdade?

Como nem todos têm a mesma dificuldade (ou facilidade) em passar tanto tempo em um computador e outras precisam de mais tempo de exposição para poder trabalhar ou se divertir, é comum que a maior parte das pessoas desconfie de quanto é falado que ficar muito tempo na frente do computador pode ser prejudicial à visão.

Mas acredite, faz mal sim! Mas não é algo incurável ou irreversível.

Você não vai perder a visão por usar o computador por muito tempo

Você não vai desenvolver miopia, por exemplo, por ficar muito tempo utilizando seu computador. Nem vai perder a sua visão ou a capacidade dela.

Algumas doenças oculares como a miopia ou astigmatismo são genéticas, portanto você irá desenvolvê-las de qualquer maneira, perto ou longe do seu pc.

No entanto, existe sim uma doença oftalmológica que atinge aos usuários mais frequentes da tecnologia: a Síndrome de Visão de Computador ou SVC.

A SVC é uma das doenças oculares mais comuns da atualidade. Mais de sessenta milhões de pessoas já foram diagnosticadas com ela e cada novo ano o número aumenta. Isso acontece pelo aumento constante de usuários de computador.

A síndrome é decorrente da exposição constante e muito longa. Isso significa que se você usa o computador todos os dias por um período muito longo de tempo (acima de duas horas consecutivas, por exemplo) você é um forte candidato a desenvolver SVC.

Uso_computador_2503doze

Entenda o que causa a SVC e saiba como evitá-la

Para entender o que causa a SVC é necessário entender como os olhos funcionam, ao menos basicamente.

Imagine a lente de uma câmera fotográfica profissional. Você já reparou que quando o fotógrafo muda o foco da câmera a lente parece focalizar a imagem?

Com os olhos acontece o mesmo. Para que o cérebro possa decodificar a imagem e entende-la, os olhos focalizam-na de acordo com as cores, iluminação, etc. É por esse motivo que ao estar em um ambiente muito escuro e ir para um ambiente muito claro, ou vice versa, demora um certo tempo para que se consiga enxergar. É por isso também que é tão desconfortável essa mudança brusca.

No caso da tela do computador, as imagens são formadas por minúsculos pontinhos, chamados pixels. Enquanto você está lendo ou trabalhando ou desenvolvendo qualquer atividade no computador, seus olhos buscam focar milhares de pixels para formar a imagem que você vê.

Esse trabalho constante é extremamente cansativo para os olhos. Além disso, seus olhos são órgãos, logo eles precisam de alguns cuidados especiais e devem ser usados com cautela.

A SVC apresenta os sintomas como: dificuldade de focar imagens ou letras, olhos cansados, irritados, vermelhos, doloridos, secos ou que coçam muito. Sabe aquela sensação de areia nos olhos ou pálpebras pesadas? Se você teve depois de muito tempo no computador, pode ser SVC.

Dicas simples para evitar SVC

  • A Síndrome de Visão de Computador é comum e desconfortável. No entanto, é fácil evitá-la:
  • Evite a exposição contínua em frente à tela do computador: no máximo duas horas diárias, com pausa;
  • Caso precise ficar mais tempo, faça pausa de dez minutos a cada duas horas para descansar os olhos;
  • Configure seu monitor para que ele não fique nem muito claro nem muito escuro;
  • Escolha o lugar ideal para colocar seu monitor, não o instale contra a janela ou de frente para uma fonte de iluminação. Preferencialmente, use-o na diagonal com relação a janelas ou portas por onde passe luz;
  • Posicione o monitor na distância correta: de 50 a 60 cm de distância de seus olhos;
  • Posicione-o corretamente na altura: nem muito alto ao ponto de você erguer a cabeça, nem muito baixo ao ponto de ficar olhando para baixo. Se necessário, coloque uma caixa embaixo para ajustar a altura. No caso de monitor você pode utilizar de acessórios como mesas com cooler para evitar o superaquecimento;
  • Deixe os papéis posicionados próximo ao monitor, de volta que você não precise ficar forçando muito os olhos para ler, principalmente se estiver digitando;
  • Pisque com frequência;
  • Caso seus olhos fiquem secos, utilize colírios (indicados por oftalmologista) ou soro fisiológico (preferencialmente gelado) para umedecer e limpar seus olhos;
  • Visite seu oftalmologista.