O canal da Tecnologia

Em construção

Importância dos testes em projetos de software

0

Independente se você utiliza métodos ágeis para o desenvolvimento dos seus softwares, sendo para sistema extremamente complexo ou demasiadamente simples, a cobertura de testes é algo imprescindível e importante.

Se você não utiliza testes, simplesmente seu software não ganha a real maturidade, principalmente quando o assunto é estabilidade.

Quando estamos desenvolvendo um software, pensamos em ciclos de desenvolvimento. Para fazer com que as novas funcionalidades não acabem com as funcionalidades anteriores é preciso que os testes automatizados sejam considerados dentro da equipe de desenvolvimento.

Neste artigo, vamos falar sobre os principais tipos de testes dentro da engenharia de software. Através dele, você terá uma introdução aos principais tipos de testes existentes e como utilizar.

Ainda neste mesmo artigo, você terá alguns frameworks e ferramentas que podem te ajudar na inclusão de testes automatizados ou testes de operação, te ajudando a chegar mais próximo das interações reais de usuário.

Tipos de testes

Se você é um desenvolvedor de software, entender os conceitos e tipos de teste é vital para desempenhar um bom trabalho.

Existem diversos tipos de testes que podem ser implementados pela equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Antes de implementar o teste, é preciso ter em mente quais são os objetivos do projeto e deixar alinhado com a companhia.

  • Testes de Unidade: Verificam as rotinas, como funções e métodos, para encontrar falhas de funcionamento dentro de pequenos trechos de código.
  • Teste de integração – Tem o objetivo de encontrar falhas na integração dos componentes do sistema.
  • Teste de sistema – Serve para executar o sistema, como se fosse um usuário final, na manipulação do sistema.
  • Teste de Aceitação – Na prática, serve para verificar se o sistema está de acordo com os usuários finais e atende a objetivos do negócio
  • Teste de Operação – Serve apenas para administradores, onde é feito simulação em ambiente similar ao real, como instalação, backups, utilização de queries dentro do banco de dados, entre outros.
  • Teste de Carga – Verifica se o sistema suporta múltiplas requisições ao mesmo tempo.

Ferramentas para testes

Existem no mercado algumas ferramentas que podem auxiliar e dar todo o suporte para sua equipe de testes.

Abbot

É um framework que serve para executar testes funcionais em ambiente Java.

Fornece as ferramentas para que o desenvolvedor possa fazer testes de unidade, utilizando recursos de componentes gráficos e outras ações vindas do usuário

Apodora

Ferramenta que auxilia na automação de teste funcional em ambientes web.

JUnit

Framework utilizado para testes de unidade

Selenium

Ferramenta popular para testes de aplicações que simulam ações do usuário

Silk Test

Testes automatizados em .NET e Java

Watir

Biblioteca open source para automatizar testes em navegadores de Internet. Aplicações no navegador, uma pessoa clicando em links e testando botões.

Conclusão

É realmente importante pensarmos na implementação de testes de software em nossos projetos. Simplesmente, porque através dos testes, nossos sistemas ganham mais estabilidade e assim ganham escalabilidade para crescimento.

Se você busca um software maduro e com alta disponibilidade, é importante pensar na implementação de testes de qualidade, alinhados a real necessidade do ambiente de negócios.

Testes de Software

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.