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Humanizar marcas pode ser estratégia para atrair e fidelizar clientes

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A humanização da marca é o processo de dar características humanas a uma marca para torná-la mais conectada emocionalmente com seu público

Humanizar marcas pode ser estratégia para atrair e fidelizar clientes
Foto: Freepik

Oferecer um produto ou serviço de qualidade não é suficiente para atrair e fidelizar os consumidores. Pesquisa realizada pelo Retail Dive revelou que 70% dos compradores desejam uma interação humanizada com as marcas. Para 61%, receber um atendimento personalizado é importante.

As estratégias de Search Engine Optimization (SEO) podem auxiliar no processo de gerenciamento da marca para humanizá-la. As ações têm o propósito de garantir o bom posicionamento de um site ou blog nos mecanismos de busca, de forma natural e orgânica, para garantir maior tráfego, autoridade e vendas. 

Por meio do uso de SEO no marketing digital, o site da empresa é otimizado para assegurar uma boa experiência ao usuário, o que é também uma forma de humanizar a marca. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) define a humanização como o processo de aproximação do público-alvo, num relacionamento que ultrapasse as fronteiras do comercial, feito pela oferta de experiências que não se limitam as vendas.

Estudo da pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Karen Barcellos, explica que as principais características de uma marca humanizada são inerentes ao ser humano, como sociabilidade, afetuosidade, compreensão e empatia. Esses aspectos  aproximam o consumidor e permitem uma comunicação mais clara e direta. 

O Sebrae destaca que um negócio humanizado se importa com clientes, colaboradores e fornecedores. Para isso, são criadas conexões verdadeiras, nas quais nenhum lado tem interesse em deixar o outro em desvantagem. Para garantir a humanização da marca, é necessário englobar diversas áreas da empresa, como atendimento, vendas e marketing. 

Como o SEO pode ajudar no processo de humanização

Marcas que investem no SEO para blogs podem utilizar as estratégias para ajudar no branding. De acordo com o Sebrae, o termo é o nome dado para o processo de gestão de marca com o objetivo de torná-la mais conhecida, agregando valor e fazendo com que ela seja mais desejada. 

Segundo a CEO da Experta, empresa especializada em serviços de SEO, Flávia Crizanto, as estratégias de otimização aumentam a visibilidade da marca. “Quando o site ou blog está otimizado, há mais chances de aparecer nos primeiros resultados das pesquisas feitas na internet e, assim, atrair novos clientes.” 

Ainda de acordo com Flávia, um dos pilares do SEO é a experiência do usuário, seja em termos de conteúdo, acessibilidade ou navegação da página. “Quando um site está otimizado, o usuário consegue sentir que a marca se preocupa com ele e com as perspectivas que ele terá sobre ela”, explica. “A humanização também pode ser observada em outras etapas do SEO, como a produção de conteúdos para o blog.” 

O blog é uma página on-line por meio da qual a empresa consegue manter clientes, colaboradores e fornecedores informados. Marcas que priorizam uma interação humanizada podem adotar uma linguagem diferenciada, que transmita empatia, sociabilidade e afeto aos leitores. Para fortalecer a humanização, o Sebrae aponta que as empresas devem adotar uma comunicação interna e externa que também siga essas premissas.

Por onde começar

A pesquisadora da UFRS, Karen Barcellos, destaca em seu estudo que a humanização da marca não consiste em uma ação específica, mas sim em um conjunto de atributos que devem ser explorados no dia a dia da empresa para a construção e a consolidação da imagem da marca.

Ainda de acordo com Barcellos, o processo de humanização não se restringe às grandes marcas, podendo ser implantado por empresas de qualquer porte e área de atuação. “As empresas, juntamente com os profissionais de marketing, que desejam trazer esse lado humano para a sua marca, devem começar entendendo as principais características humanas que se desejam importar”, recomenda.

O passo seguinte, conforme a pesquisadora, é compreender o público-alvo de forma aprofundada. A partir do perfil sobre faixa etária, sexo, renda, onde mora e principais interesses, é possível definir quais as ações serão implementadas.

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