Você conhece a historia da internet? Considerada uma das maiores invenções de todos os tempos – senão a maior, a internet é hoje parte indispensável da vida da maioria das pessoas. A web revolucionou muitos seguimentos, como por exemplo, a mídia e o ensino, e o seu uso transformou as relações interpessoais.

Contudo, muita gente ainda se pergunta quando, como e com que propósito ela foi criada. Apesar de ter se popularizado nos anos 90, sua trajetória começou bem antes. Por isso, hoje o Techtube vai contar para vocês, nossos leitores, um pouco mais sobre a rede mundial de computadores e sua história.

 Leitura Recomendada:

Como a historia da internet começou

No início da historia da internet, ela foi idealizada como um instrumento militar de segurança das informações do governo norte americano. Idealizada desde a década de 50, o marco da sua criação aconteceu em abril de 1969.

Em plena guerra fria, surgiu como ARPANET, rede de conexão da DARPA, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos. Seu intuito de descentralizar documentos sigilosos dos EUA e protege- los da antiga URSS.

Historia da internet

Evolução

A década seguinte foi decisiva para que a historia da internet . Em 1974, a nomenclatura ARPANET deu lugar à nossa conhecida Internet.

Com a mudança de padrão de conexão, a rede começou a evoluir com protocolos de maior qualidade e a implementação de novas tecnologias que a possibilitasse suportar mais acessos.

Em 1983, computadores chamados blackbones possibilitaram a navegação em arquivos de outros IPs e foi possível a troca de mensagens. No ano de 1988, a rede foi aberta para interesses comerciais. Provedores conectados pelo método dial-up e serviços de correio eletrônico começaram a surgir.

A popularização

No finalzinho da década de 80, seguindo com a historia da internet, os Estados Unidos iniciaram a comercialização da internet e o modelo de “hipertexto” foi criado. Em 1992, foi criado o www (World Wide Web) pelo cientista Tim Berners-Lee. A proposta de desenvolvimento da rede veio da Organização Europeia para a Investigação Nuclear, para permitir que muitas pessoas trabalhassem em conjunto acessando os mesmos documentos.

Neste período, o protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) foi criado pela Netscape e garantia o envio de dados criptografados(saiba o que é criptografia). Com isso, pessoas de todo o mundo começaram a ter computadores pessoais e acesso à rede, mesmo que ainda discado.

Ainda nos anos 90 foram lançados grandes portais, como AOL e Yahoo. Além disso, ela passou a fazer parte das comunicações interpessoais com a criação de salas de bate-papo, mensageiros instantâneos, como o ICQ e o mIRC, e serviços de e-mail gratuitos. Neste período, os sites de busca, como o Google e Cadê, foram disponibilizados aos internautas.

Hoje

Desde os primeiros passos da historia da internet, a tecnologia foi evoluindo, e os serviços também. Hoje é possível usa-la para fazer compras(mas é preciso tomar cuidados com a segurança), assistir a vídeos, além de se comunicar com pessoas de todo o mundo e pesquisar sobre quase todos os assuntos.

A conexão é feita por banda larga (via satélite ou cabos de fibra ótica) e em dispositivos móveis pelo 3G e, mais recentemente, o 4G.

O que achou da historia da internet? Deixe seu comentário!