Google e GN Hearing desenvolvem tecnologia para conectar dispositivos Android a aparelhos auditivos

A Google e o grupo GN Hearing – soluções de áudio inteligentes para pessoas surdas ou com perda auditiva – anunciaram no último dia 16 de agosto de 2018, uma parceria para desenvolver uma tecnologia capaz de transmitir áudio diretamente de dispositivos Android para aparelhos auditivos.

De acordo com relato da Organização Mundial da Saúde, cerca de 466 milhões de pessoas em todo o mundo têm deficiência auditiva incapacitante e estima-se que até 2050 mais de 900 milhões de pessoas terão perda auditiva incapacitante.

Esta importante iniciativa está sendo realizada através da nova especificação Bluetooth de baixa energia, intitulada Áudio Streaming for Hearing Aids (ASHA), transmissão de áudio para aparelhos auditivos em tradução livre, que será aberta a todos os fabricantes de aparelhos auditivos.

A especificação foram projetadas para ter pouco impacto na duração da bateria. Os usuários de aparelhos auditivos poderão usar apenas um dispositivo Android para conectar e monitorar seus aparelhos auditivos.

Conforme noticiado pelo 9TO5Google a Google explica que “A especificação detalha o emparelhamento e a conectividade, a topologia da rede, a arquitetura do sistema e os requisitos do sistema para a implementação de aparelhos auditivos usando canais orientados à conexão de baixa energia”.

A Google espera auxiliar fabricantes de dispositivos Android a adicionar um suporte nativo aos aparelhos usando sua especificação ASHA. De acordo com o grupo GN Hearing, os dispositivos ReSound LiNX Quattro e Beltone Amaze da GN Hearing serão os primeiros disponibilizar acesso à tecnologia.

Fontes: GN Hearing, 9TO5GoogleEngadget e Organização Mundial De Saúde

Outras notícias recente envolvendo o Google

Leave a Reply