O canal da Tecnologia

Em construção

Google anuncia novos recursos de privacidade e segurança para seus serviços

0

O Google anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 02 de outubro de 2019, via nota oficial no blog da companhia o lançamento de novos recursos de privacidade e segurança que visam atualizar os serviços do Google Maps, YouTube,  Google Assistente e o gerenciador de senhas da companhia.

De acordo com o anúncio do Diretor do Escritório de Gerenciamento de Produtos, Privacidade e Proteção de Dados do Google, Eric Miraglia, o objetivo da companhia é criar produtos simples, úteis e intuitivos, através do lançamento de recursos que sejam capaz de proteger os dados dos usuários para facilitar o acesso aos controles e possibilite novas maneiras de usar o Google Apps.

Modo de navegação anônima no Google Maps

O novo modo de navegação anônima do Google Maps, recurso que foi lançado no Chrome em 2008 e que chegou ao YouTube no início deste ano, começará a ser lançada para dispositivos Android neste mês de outubro, no entanto ainda sem data para ser disponibilizado para dispositivo iOS, mas a companhia afirmou que em breve.

Ao ativar o modo de navegação anônima no Google Maps as atividades dos usuários no aplicativo, como lugares pesquisados, não será salva na sua Conta do Google e assim sendo não será usada para personalizar a experiência do usuário com o Google Maps.

O Google explicou que será possível ativar e desativar facilmente o modo de navegação anônima, para isso basta que o usuário selecione a opção no menu exibido quando se toca na foto do seu perfil, ao desativar a funcionalidade o aplicativo do Maps retornará a uma experiência personalizada com recomendações de restaurantes, informações sobre o trajeto e outros recursos personalizados.

Exclusão automática no YouTube

O Google também acrescentou o recurso de exclusão automática para o Histórico do YouTube, o recurso de exclusão automática chegou em maio deste ano para a conta do Google e possibilita que os usuários configurar suas contas para excluir automaticamente o Histórico de Localização e a Atividade na Web e de apps, o que inclui itens pesquisados ​​e navegados.

Ou seja, a partir de agora os usuários poderão definir um período para manter seus dados do histórico do YouTube ativo, podendo inclusive exclui-los, assim como o Histórico de Localização e a Atividade na Web e de apps.

Mais controle de privacidade por meio do Assistente do Google

O Google está adicionando novas maneiras de gerenciamento do Google Assistente, onde agora os usuários poderão questionar o Google sobre informações de dados de segurança, para que o mesmo compartilhe com o usuário solicitante como a companhia mantem os dados do mesmo em sigilo e segurança.

Além disso a companhia também permitirá, nas próximas semanas em inglês e o próximo mês para outros idiomas, que os usuários possam excluir automaticamente a atividade do Assistente da sua Conta do Google, precisando apenas solicitar, através de comando de voz, que o Assistente do Google o faça.

No entanto, caso o usuário solicite a exclusão de dados de mais de uma semana da sua conta, o Assistente o direcionará para a página nas configurações da conta para concluir a exclusão, por segurança.

Novo recurso “Password Checkup” para reforçar a segurança na Web

O Google ainda divulgou que está lançando, um novo recurso “Password Checkup” que, com um clique, informa se alguma das senhas do usuário é fraca, se o mesmo reutilizou a mesma senha em vários sites ou se a empresa descobriu que elas foram comprometidas.

De acordo com a companhia o serviço foi incorporado ao gerenciador de senhas da companhia, embutido na Conta do Google, e que visa verificar a força e a segurança de todas as suas senhas salvas, e fornece recomendações personalizadas e acionáveis ​​quando necessário.

O novo recurso visa ajudar a proteger os usuários não apenas na plataforma do Google, mas também na internet. Para ter acesso a plataforma do recurso Password Checkup para gerenciar e verificar todas as suas senhas salva o usuário deverá acessar diretamente o gerenciador de senhas do Google.

Fonte: Blog Google

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.