Se você já tentou conectar à internet no seu celular através do pagamento de taxas à sua operadora e não de wi-fi, deve ter notado o surgimento de algumas siglas na tela do seu aparelho.

As siglas mais comuns que aparecem são 3G, 4G, E e H. Mas você sabe o que cada uma delas significa?

Entendendo um pouco da evolução dos aparelhos de celular

Hoje em dia quase todo mundo usa celular, mas quando ele surgiu não era bem assim. A novidade da tecnologia assustava as pessoas e levaram alguns céticos a acreditar que o aparelho nunca seria popularizado.

Mas foi! Se antes os aparelhos celulares só serviam para ligações telefônicas a preços exorbitantes e péssimo serviço, hoje eles evoluíram(conheça a evolução do celular) ao ponto de oferecer os melhores serviços de telefonia a custo baixo e mais uma gama enorme de outros serviços como câmera fotográfica, armazenamento de dados e arquivos, criação e edição de textos, troca de mensagens instantâneas e muito mais!

A grande revolução nesse ramo aconteceu com a chegada dos smartphones, os celulares que permitem acesso à rede de internet e outras redes. Foi aí que surgiu a necessidade de ofertar um bom serviço de rede para os usuários da tecnologia.

A evolução dos serviços de rede foi acontecendo aos poucos. Após muitas mudanças, hoje a maior parte dos smartphones oferecem a tecnologia 3G e alguns oferecem até a 4G.

Leitura Relacionada:

Simbolos de internet

3G

A tecnologia 3G é oferecida na maior do mundo a todos os usuários da tecnologia. Para que ela seja oferecida é necessário a oferta do serviço no local e um aparelho que possua a tecnologia.

A 3G é uma tecnologia móvel que suporta um grande número de clientes usuários de clientes de voz e dados, com boas taxas de dados a um custo mais acessível. Ela funciona melhor em áreas urbanas, devido ao posicionamento das torres de recepção e emissão de sinal.

A transferência é muito similar ao funcionamento das torres de rádio: o sinal é emitido, captado por uma torre que está instalada em um lugar estratégico. A torre envia o sinal aos aparelhos que são compatíveis e repassa aos outros. Para que funcione bem, é necessário que a torre cubra uma boa área. É por isso que em alguns lugares parece que o sinal é melhor do que em outros.

A transmissão da 3G ocorre à velocidade de 384 kbits por segundo para aparelhos móveis e até 1 megabits por segundo para aparelhos estacionários.

Acionar o serviço 3G no seu celular permite que você fique online, conectado à rede o tempo todo. Cada operadora oferece velocidade própria a um custo pré definido a seus clientes.

Na prática a tecnologia 3G é a evolução da tecnologia 2G. Ela possibilita melhor transmissão de dados e voz, maiores velocidades de conexão, sinal de televisão e vídeo chamadas.

4G

A 4G é a evolução da 3G. Trata-se da 4ª geração de rede para telefonia móvel.

As vantagens são: velocidade ainda maior para dados tanto em upload quanto em download e maior estabilidade na conexão.

Apesar de ser bastante comum fora do país, no Brasil a tecnologia ainda está em fase de implantação.

Devido aos grandes eventos como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016 é provável que a tecnologia logo se expanda. As velocidades devem alcançar conexão de 1000 Mbps e 1 Gbps para curto alcance.

Já existem alguns aparelhos no mercado que oferecem a tecnologia 4G, no entanto a maior parte dos aparelhos estrangeiros não funcionam no Brasil. O motivo é simples: a frequência utilizada aqui no Brasil é diferente da utilizada nos outros países.

A tecnologia 4G é ótima para quem usa modem das operadoras de telefonia para conectar à internet. No entanto, os planos ainda são caros.

Outros símbolos que aparecem no celular: E, H, G

Os outros símbolos que aparecem quando você acessa a rede móvel também se referem ao tipo de rede utilizada e velocidade de conexão.

G é a rede que vem antes da 3G ou 4G. O nome completo da tecnologia é GPRS – General Packet Radio Service. A transmissão de dados alcança 171,2 Kb/s.

A letra E refere-se a Enhanced Data Rates for GSM Evolution. Ela é um pouco mais rápida que a tecnologia G, alcançando a velocidade de transmissão de 473,6 Kb/s.

Já a letra H é a tecnologia mais rápida das três, alcançando 14 Mb/s. É a abreviação de High Speed Packet Acess.

Portanto se você desconfia que às vezes parece que a sua rede fica mais lenta e o símbolo na tela muda, você já sabe o porquê. Dependendo do lugar onde você está e o tipo de aparelho que dispõe você conseguirá acessar um tipo de pacote de rede de dados, a um custo pré determinado pela sua operadora.