A inclusão social e as oportunidades para pessoas com deficiência física ou mental, felizmente hoje são uma realidade. Muitos novos recursos têm sido desenvolvidos para ajudar que essas pessoas supram algumas de suas necessidades e tenham uma vida mais independente

Você já pensou em como os recursos tecnológicos podem fazer parte disso? Neste contexto, hoje vamos falar sobre Tecnologia Assistiva.

Você sabe o que é ?? O Techtube vai falar um pouco sobre essa nova tecnologia. 

 

tecnologia-assistiva
Tecnologia a serviço dos deficientes

O que é Tecnologia Assistiva ?

De acordo com Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, 2006, Tecnologia Assistiva “É uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

Em linhas gerais, ela é composta de recursos aplicados a produtos, máquinas, mobiliários e softwares que visam aumentar a qualidade de vida e dar independência às pessoas com necessidades especiais, sejam elas físicas ou mentais.

Sendo assim, qualquer recurso que ajude o deficiente a desenvolver funções, sejam elas corriqueiras ou profissionais, é considerada uma Tecnologia Assistiva. Como exemplos mais comuns, podemos citar teclados adaptados, softwares de voz ,equipamentos de leitura óptica, adaptações para mobilidade, e etc.

Atualmente no Brasil, de acordo com o Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva, no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, existem 1307 produtos cadastrados, que vão desde mobiliário, passando por produtos de apoio para tratamento clínico até produtos de apoio para comunicação e informação.