O canal da Tecnologia

Em construção

Entenda a importância da arquitetura para o meio corporativo

0

Para ser bem executado, um projeto de arquitetura precisa de planejamento. Isso quer dizer que além de ótimos profissionais envolvidos na construção em si, a análise e planejamento são etapas igualmente importantes para uma obra bem executada.

Independente do andamento da construção, todas as etapas devem ser devidamente estudadas, pois um erro em qualquer uma delas é suficiente para prejudicar todo o processo.

Isso exige mais tempo até a finalização da obra, gerando mais custos e eventualmente a elaboração de um novo projeto de arquitetura. Pensando em evitar isso, preparamos esse conteúdo com dicas para que  acerte os detalhes do seu planejamento. Confira!

Saiba a importância de um projeto de arquitetura

Todo projeto arquitetônico é formado por diversos desenhos técnicos, documentos e representações gráficas que tem como objetivo apoiar a construção.

Existem vários tipos de projetos arquitetônicos, sendo que podem ser separados em categorias. Os residenciais se referem as casas e apartamentos, e os comerciais a todo tipo de comércio.

Os projetos empresariais estão relacionados aos escritórios e empresas e os institucionais, como escolas, museus, hospitais e organizações governamentais em geral.

Com isso, é possível seguir uma linha e deixar a construção de acordo com o tipo de negócio realizado ali. Pois, ao considerar os variados segmentos, as construções são diferentes, não é mesmo?

Uma transportadora possui necessidades específicas, com grandes espaços para carregar os caminhões e empilhar os itens todos prendendo-os com a cinta de carga e cobrindo com uma lona de caminhão. Além do espaço necessário para manobrar.

Suas necessidades, tanto em relação ao tamanho quanto estrutura, são diferentes de uma oficina mecânica e de blindagem automotiva, ou um escritório de contabilidade, por exemplo.

Além das informações técnicas referentes à elaboração, existem outros pontos importantes durante esse processo. Confira abaixo algumas dicas para elaborar um bom projeto:

Tenha atenção ao projeto

Inicialmente é importante avaliar as necessidades da obra. Nas primeiras conversas, o cliente e o arquiteto precisam reunir a maior quantidade de informações possíveis, aproximando o projeto real dos planos do contratante.

Após essa reunião para entender os desejos do contratante, é importante que o arquiteto faça uma vistoria no local. Essa visita serve para o profissional realizar a coleta de informações referentes ao terreno.

Após essas primeiras impressões, deve-se ter um panorama para que possa garantir estabilidade durante a obra. As informações como metragem, condições do terreno e todos os dados técnicos.

Pois, deve ser avaliada a condição do espaço para saber se suporta uma estrutura metálica ou de madeira, por exemplo, além de equipamentos, perfurações e a resistência da construção a longo prazo.

Essa situação se aplica a obras que irão iniciar do zero, no entanto, para o caso de reformas, são consideradas outras variantes. As empresas que desejam construir grandes estruturas devem considerar todos esses fatores também.

Após isso, é feito um estudo preliminar e anteprojeto. Essas etapas se referem a aplicação das informações que o profissional conseguiu com o seu cliente, para dar início à elaboração de todos os desenhos da obra.

Por fim, é criado o projeto de aprovação, que é a preparação de todas as etapas enviadas às prefeituras da região visando a aprovação do projeto. Depois disso, com as devidas autorizações é iniciado o projeto executivo.

Ele se refere a um conjunto de documentos necessários para que a obra ocorra, sendo a etapa em que ocorrem as especificações de materiais, dimensões da obra, pontos hidráulicos, iluminação e todos os outros detalhes.

Aplicação do projeto depois de pronto

Como vimos ao longo deste conteúdo, mesmo que as etapas vistas neste artigo sejam algo padrão, cada profissional ou escritório é responsável por definir seu próprio cronograma profissional.

Por isso, o projeto e as fases dele mudam de acordo com o tipo de profissional a lidar com ele. As dimensões de cada construção e as necessidades de cada cliente devem ser estudadas e atendidas dentro do possível.

Se atentando às dicas dadas, a obra pode ser bem executada, cumprindo todos os parâmetros estabelecidos previamente pelo cliente e possibilitando que tudo seja entregue no prazo, garantindo assim a satisfação do contratante.

Equipe TechTube.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.