O canal da Tecnologia

Em construção

Como emitir nota fiscal com baixo custo

0

Ao formalizar a sua empresa, um dos principais benefícios que ajudará a abrir novas portas para ela é a possibilidade de emitir nota fiscal. Além de estar em dia com suas obrigações fiscais, as notas também ajudam a conquistar clientes e firmar novas parcerias.

Existem consumidores e fornecedores que só fecham negócio com quem emite nota. Ou seja, você já estará um passo a frente dos concorrentes não formalizados.

Além disso, emitir nota fiscal também mostra para as pessoas que seus produtos ou serviços estão de acordo com a lei, reforçando a força de sua marca e a imagem boa de sua empresa.

Mas, como emitir nota fiscal com baixo custo, sem gastar muito dinheiro e prejudicar os lucros? Para saber sobre isso e como começar a emissão desse documento fiscal em seu negócio, continue a leitura e confira!

Como se formalizar para a emissão

O primeiro passo para conseguir emitir nota fiscal com baixo custo é cadastrar sua empresa e obter o seu CNPJ, que é o registro de pessoa jurídica. Feito isso, os próximos passos podem mudar dependendo de sua região..

Primeiro, é preciso saber qual o tipo de nota que deverá ser emitida por sua empresa. Elas podem ser classificadas como:

  • Nota de produto – para quem comercializa bens e mercadorias;
  • Nota de serviço – para quem trabalha com prestação de serviços,
  • Nota do consumidor – cupom fiscal muito usado no varejo.

Após avaliar qual o tipo de nota que você precisará emitir, será necessário verificar sua situação cadastral com o governo. Para quem é MEI, o serviço de um contador pode ser dispensado.

No entanto, se você encontrar dificuldades com esse processo, solicitar e contratar um profissional do ramo será de grande ajuda para você!

Para validar sua certificação, será preciso entrar em contato com a prefeitura de sua cidade. Lá eles poderão emitir seu credenciamento na Secretaria da Fazenda, ou orientá-lo de como prosseguir.

Em geral, a prefeitura consegue fazer todo o procedimento, te liberando uma chave de acesso com login e senha para poder emitir a nota de forma eletrônica. E é essa modalidade que te ajudará a emitir nota com baixo custo.

Nota Fiscal com baixo custo – Nota Fiscal Eletrônica

A nota fiscal eletrônica (NF-e) surgiu com o objetivo de ajudar as empresas, facilitar os processos e deixar tudo mais prático. Com o seu login e senha, é possível acessar o site da prefeitura de sua cidade e emitir a nota de forma online.

Isso pode ser feito do seu computador e, após preencher os dados, a nota pode ser enviada para o email do consumidor ou parceiro. Se preferir, também é possível imprimir a nota e guardar para fins de documentação e conferência na hora de fazer o seu imposto de renda.

A emissão de nota fiscal eletrônica não gera custos nem taxas. Se você for MEI, poderá entrar e fazer tudo por conta própria, evitando também gastos com contador.

No entanto, é importante que você saiba como preencher e fazer todo o processo, para evitar problemas e complicações junto a receita federal.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e te ajudem a melhorar a relação de sua empresa com os clientes e parceiros que priorizam a formalização! E para mais dicas preciosas para o sucesso do seu negócio, confira as outras matérias do nosso blog!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.