O canal da Tecnologia

Em construção

Educação Financeira: Aprenda a investir de maneira rentável e sem grandes riscos

0

Quem não gostaria de um dia poder viver de renda?

Muitas pessoas acham que investir se trata de uma atividade para ricos, mas se engana, hoje em dia existem diversos investimentos que possuem uma rentabilidade bem melhor que a caderneta de poupança e ainda são seguros pelo fato de estarem protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Então se você é uma dessas pessoas que deixa o dinheiro na poupança por achar mais seguro e ainda render um dinheirinho, saiba que poderia estar conseguindo bem mais.

Ficou curioso para saber mais sobre essa oportunidade de investimento rentável e segura? Então fique atento ao nosso artigo, aqui lhe apresentaremos bons investimentos que não necessitam de muito dinheiro e explicaremos o que os tornam um investimento seguro.

O que é Aplicação Financeira?

É uma compra de ativo financeiro, título de empresa ou título de instituição, em que se almeja receber dentro de um certo período de tempo, o capital investido acrescido de uma rentabilidade a titulo de juros ou dividendos, sendo que essa rentabilidade pode ser pré fixada ou  pós fixada.

Tipos de Investimento

Pelo fato dos investimentos variarem conforme as diferentes taxas que forem oferecidas, é de suma importância que o investidor separe um tempo para analisar as possibilidades, isso pode fazer diferença na hora de optar por uma das opções

Tesouro Direto

São títulos que o governo emite com a finalidade de arrecadar dinheiro para investir em alguns setores públicos, como educação e saúde.

Não é necessário grandes quantias para que o investidor possa investir nesses títulos, há opções de até trinta reais.

Certificado de depósito bancário (CDB)

É como se o investidor estivesse realizando um empréstimo para o banco, sendo que o mesmo em troca desse dinheiro se compromete a dar uma rentabilidade pré-fixada ou pós-fixada na data de vencimento.

  • Pré-fixada – Possui uma taxa pré estabelecida que permite ao investido saber exatamente quanto irá receber na data de vencimento
  • Pós-fixada – Atrelado a um índice financeiro, nesse tipo de taxa há variações mensais na rentabilidade obtida.

Não é necessário grandes quantias para que o investidor possa realizar esse investimento, há opções de cem reais.

Nessa modalidade de investimento há recolhimento de imposto de renda sobre a rentabilidade e cobrança de imposto sobre operações financeiras para o caso do dinheiro ficar aplicado menos de trinta dias.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

É como se o investidor que comprou esse título estivesse realizando um empréstimo para o banco financiar o agronegócio, sendo que o mesmo em troca desse dinheiro se compromete a dar uma rentabilidade pré-fixada ou pós-fixada na data de vencimento.

A instituição financeira que concedeu o investimento realiza pagamentos de juros sobre o valor que o investidor aplicou em um certo período de tempo

Nessa modalidade de investimento não há recolhimento de imposto de renda

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Muito parecido ao investimento anterior, nessa modalidade é como se o investidor que comprou o título estivesse realizando um empréstimo para o banco financiar o setor imobiliário.

O que torna essas aplicações seguras?

Todas as instituições financeiras para poder atuar no Brasil, independente do seu tamanho, são obrigados a aderir ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e contribuir para a sua formação.

O montante acumulado nessa reserva serve como seguro para cobrir as perdas de investidores de instituições financeiras que vierem a falir, ou seja, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é um seguro gratuito, que protege o investidor em alguns tipos de investimento e funciona de maneira automática.

É importante ressaltar que o seguro gratuito possui o limite financeiro de R$ 250.000,00 por CPF ou CNPJ e instituição financeira, ou seja, caso alguma instituição financeira venha a falir, o investidor terá direito ao valor investido acrescido da rentabilidade obtida até um limite de R$ 250.000,00.

Caso queira mais informações sobre o funcionamento do FGC, clique aqui.

Gostou dessas dicas? Agora que sabe onde investir de maneira segura e com pouco dinheiro não perca seu tempo, aproveite.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.