É hora de investir em tecnologia na sua empresa?

//É hora de investir em tecnologia na sua empresa?

A maior diferença do grande negócio é saber como fazer escolhas sábias, porque são elas que determinarão o futuro da empresa e, mais importante, se ela vai crescer saudável ou entrar num vórtex de falhas e, consequentemente, quebrar. E agora pergunto: você sabe dizer quando é a hora de investir em tecnologia?

Como você sabe, o objetivo de qualquer empresa é ganhar sempre mais, ou seja, “produzir o maior resultado com o menor investimento possível”.

Acontece que, na maioria das vezes, o investimento vem antes do resultado. E o resultado pode levar até meses ou anos para ser alcançado. Então, como você sabe se é hora de apostar na tecnologia? Como saber se o investimento gerará bons resultados?

Preço justo

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que todos e quaisquer investimentos visam complementar os serviços de rotina e ajudar com os custos, mesmo a longo prazo.

Portanto, a primeira característica a ser avaliada quando surge a oportunidade ou a necessidade de investir em tecnologia é: “Quanto tempo demorará para esse investimento se pagar”, que na matemática financeira é conhecido como TIR – Taxa Interna de Retorno.

Poupar tempo e dinheiro

Tudo o que envolve a decisão do momento de investir em tecnologia está intimamente relacionado com “fazer o investimento sair barato”. Para descobrir, por exemplo, se é hora de comprar uma máquina ou contratar um serviço on-line, a primeira coisa a avaliar é a economia de tempo/dinheiro.

No ponto de vista de venda com cartão de crédito, por exemplo, fala-se muito sobre as economias de dinheiro que as empresas farão, protegendo-se contra erros, fraude e diferenças tarifárias que costumam acontecer entre vendas de cartões e recebimento de caixa, além de precisão e velocidade que nenhum ser humano pode entregar com um investimento mensal muito inferior a um salário.

Falar sobre isso mostra exatamente essa relação entre aumentar a produtividade substancial x baixo investimento.

Portanto, um bom investimento deve:

  • Economizar tempo
  • Esforço
  • Dinheiro
  • Somente objetivo: aumentar as margens de lucro
  • Melhoria no produto final

Nesse ponto, é que entr a tecnologia: máquinas mais modernas podem produzir mais qualidade e isso com certeza se refletirá sobre as vendas.

Em geral, a grande maioria das inovações tecnológicas vem com o objetivo de facilitar processos, reduzir custos, reduzir riscos e aumentar a produtividade. Eles são quase sempre benéficos para o negócio e o que resta é considerar cuidadosamente se os benefícios valem o investimento.

Por isso, faça uma análise detalhada, estime os custos e o retorno e, mesmo depois de ter tudo implementado, acompanhe com esmero para garantir tanto que o retorno seja conforme o esperado como para otimizar os processos e até aumentar a lucratividade.

E você, sabe quais tecnologias pode usar a favor da sua empresa? Quando vale a pena investir? Conta para a gente nos comentários 😉

É hora de investir em tecnologia na sua empresa?
Avalie esse artigo!
By |2017-12-19T16:34:44+00:0004/12/2017|