Já falamos anteriormente em armazenamento de dados na rede, ou computação em nuvem(veja o artigo sobre isso). Hoje o nosso assunto serão os dispositivos de armazenamento físicos, o HDD e o SSD. De antemão, devemos esclarecer que não há um dispositivo melhor que o outro, pois tudo depende da sua necessidade.

O TechTube, vai te explicar um pouco sobre os dois hardwares.

 

 

 

Hard Disk Drive (HDD)

HDD
HDD

O hard disk drive, cuja abreviatura HDD foi simplificada para HD, é composto por discos magnéticos, onde os dados são salvos, sejam eles do sistema operacional ou arquivos pessoais. É mais comum encontra- los em desktops e notebooks convencionais, iMacs e servidores. Os dados armazenados não se perdem com o desligamento da máquina, por isso sua memória é considerada não volátil.

 

Solid State Disks( SSD)

SSD
SSD

O SSD, ou disco sólido, é um dispositivo que ao invés de usar discos magnéticos como o HD, usa chips de memória flash em um único bloco, como pendrives e cartões de memória. A memória SSD é normalmente encontrada em smartphones, tablets e notebooks mais finos.

 

HDDs x SSDs

Vamos agora comparar os dois dispositivos e diversos quesitos:

Preço: Os HDs são mais baratos. Para se ter uma ideia um HDD de 1 TB (equivalente a 1.000 GB) custa um valor semelhante a um SSD de 64GB. Aliás, o valor de SSDs com muita capacidade é altíssimo.

Resistência a impactos: Por se tratar de um dispositivo com apenas um bloco, o SSD tem muito mais resistência que o HDD. O manuseio errado deste segundo pode causar danos irreversíveis ao conteúdo armazenado no mesmo.

Capacidade de armazenamento: Existem mais HDs com maior capacidade do que SSDs.

Durabilidade: Devido à maior resistência a impactos, os SSDs têm, geralmente, maior vida útil que os HDDs.

Tamanho: Os HDs são têm, em média, o triplo do peso e cinquenta por cento mais comprimento que os SSDs.

Tempo de leitura: A leitura dos SSDs é muitíssimo mais rápida que a dos HDs.