Quando o assunto é ciberameaças, um dos vírus mais letais e comuns são os ransomwares. Uma vez infiltrado em um sistema, esse tipo de software nocivo criptografa arquivos – como vídeo e fotos – silenciosamente, o que faz dele uma ameaça bastante perigosa.
O resultado deste ataque é conhecido como web sequestro: se a vítima quiser reaver seus próprios arquivos, terá de pagar um resgate, que na maioria dos casos é um valor exorbitante e normalmente exigido em bitcoins.
Para evitar esse tipo de ameaça, seguir alguns passos de proteção pode ser a solução para reduzir as chances de ataques contra seus dispositivos ou os da sua empresa.
Conheça agora dicas de como se proteger contra ataques ransomwares:
1 – Faça backups dos seus arquivos
Uma das maneiras mais efetivas de proteger seus arquivos na internet é realizar backups regularmente.
Crie duas (ou mais) cópias de todos os seus documentos importantes, seja na nuvem, com serviços como Dropbox e Google Drive, ou também em mídias físicas (HD externo, pen drive, notebook extra).
2 – Utilize um antivírus contra spam
Diariamente, cibercriminosos distribuem milhares de e-mails falsos, se passando por lojas famosas ou até mesmo bancos que existem na vida real, atraindo usuários para clicar em links maliciosos, com a intenção de distribuir ransomwares.
Por isso, evite interagir com e-mails suspeitos sem antes conferir a origem do mesmo.
Outra opção é utilizar um bom antivírus para essas situações. O Antivírus Plus da Bitdefender, por exemplo, traz uma proteção multicamada contra ransomware. Ele usa a detecção de ameaças comportamental para prevenir infecções e protege os documentos mais importantes contra criptografias maliciosas.
3 – Desconfie de mensagens suspeitas
Em um ambiente on-line, os dispositivos de pessoas que conhecemos e mantemos contato frequente pela internet também podem estar infectados, sem que eles sequer saibam disso.
Neste caso, é válido estar atento à procedência de links enviados por amigos, familiares e colegas de trabalho antes de clicar. Ao ver uma mensagem suspeita, o simples ato de perguntar para essas pessoas se foram elas mesmas que enviaram pode evitar grandes problemas.
4 – Faça atualizações frequentes na sua máquina
Quanto mais atualizado seu sistema operacional, navegador e outros programas, mais difícil será para os criminosos explorar as vulnerabilidades dos softwares que você utiliza.
Por isso, atualize regularmente sua máquina e todos os programas que mais podem servir como porta de entrada para ameaças virtuais.
5 – Desconfia que foi infectado? Desligue o wi-fi rápido!
Caso você perceba que infelizmente foi infectado por um vírus, interrompa a conexão com a internet rapidamente.
Se as ameaças do tipo ransomware não apagarem a chave de criptografia de seu computador durante um ataque, serão grandes as chances de você conseguir restaurar seus arquivos sem muita dificuldade. O segredo é agir rápido!
E você, conhece outros truques para se proteger contra ransomwares? Compartilhe com a gente nos comentários!