O canal da Tecnologia

Em construção

Dicas para uma decoração mais inteligente

0

Tanto em casas quanto empresas e lojas, a decoração é uma questão muito importante. Ela é capaz de transformar completamente os ambientes e até mesmo deixar o clima mais agradável.

A decoração é a melhor maneira de imprimir e expressar a personalidade de uma pessoa, família, marca, etc., em um lugar através de cores, objetos e a disposição desses itens.

Uma decoração inteligente é aquela que é capaz de valorizar o ambiente, otimizando os espaços disponíveis, dando a impressão de amplitude e profundidade, aproveitando melhor a iluminação natural, etc.

Isso é importante, afinal de contas economizar com a eletricidade na iluminação é sempre algo positivo e otimizar os espaços disponíveis se torna algo cada vez mais necessário devido ao fato de que casas e apartamentos estão sendo construídos de forma cada vez menor.

Se você quer dicas para uma decoração mais inteligente que una beleza, conforto e tecnologia aliados à economia, continue de olho nesse post para conferir!

1 – Móveis multifuncionais

Nossa primeira dica é sobre utilizar móveis com mais de uma função nos ambientes como uma forma de não ocupar tanto espaço nos lugares.

Além da decoração, esse tipo de móvel com mais de uma utilidade ainda ajuda quem quer economizar com a compra de mobília.

Exemplos de móveis multifuncionais são os sofás-cama, móveis com baú (como camas e bancos), painéis de TV com prateleiras ou nichos, mesas extensíveis, armários com mesas e muitos outros.

2 – Espelhos

Os espelhos ou objetos espelhados ou de metal são itens decorativos muito usados por quem busca criar a impressão de um lugar maior, trazendo mais profundidade e amplitude nos ambientes.

É possível usar espelhos grandes na vertical ou horizontal pendurados ou suspensos ou até mesmo um jogo com vários espelhinhos. Outra opção é usar armários e guarda-roupas com espelho embutido nos quartos muito pequenos. De qualquer forma, o efeito desejado é alcançado.

Como os espelhos refletem a luz, eles ajudam a economizar energia elétrica, já que é possível aproveitar melhor a iluminação natural de dia.

3 – Branco e outras cores claras

Tintas brancas e outras cores claras nas paredes e nos tetos são ótimas escolhas para quem quer um efeito parecido com o obtido com os espelhos.

Além disso, o branco também cria ambientes super cleans e minimalistas, características clássicas que nunca saem de moda.

4 – Papéis de parede

Quem conta com pouco espaço para ter itens decorativos, como os quadros, por exemplo, pode optar por usar adesivo e papel de parede para empresas, sala ou quarto.

Eles permitem que você dê as paredes um toque de cor, estampas diferentes e até texturas sem ocupar espaço nenhum, afinal de contas, um papel de parede pode se adequar a qualquer tamanho de parede.

Outra grande vantagem dos papéis de parede é que a aplicação deles é bem simples e prática, além de não fazer nenhuma bagunça com a quebra de parede ou azulejos e nem com tinta.

5 – Tapetes e estofados

Os tapetes e estofados em cores claras seguem a mesma ideia das paredes, ajudando a ampliar o ambiente. No entanto, eles podem ser um pouco complicados de serem mantidos limpos e no verão podem ajudar a deixar o lugar mais quente ainda.

O ideal é retirar tapetes nas estações de maior calor. Aproveite e invista nesse período na higienização estofados e tapetes, algo que é super importantes para mantê-los limpos e livres de poeira e ácaros.

No entanto, no inverno os tapetes e carpetes de cores mais escuras ajudam a deixar o ambiente mais quentinho e aconchegante.

Quanto aos sofás e estofados, quem quer controlar o calor deve evitar sofás de couro e veludo. Apesar de serem materiais bastante estilosos, eles contribuem para o aumento de temperatura e sensação térmica.

6 – Usando as cortinas certas

Um item de decoração que pode fazer toda a diferença nos ambientes são as cortinas. Elas também ajudam a imprimir mais personalidade graças às várias opções de estampas, tecidos e modelos, como a cortina romana que da um belo visual para o ambiente.

No entanto, numa decoração inteligente é preciso escolher com sabedoria o modelo de cortina. Isso porque se você quer economizar no uso de ar condicionado, ventiladores e climatizadores, pode escolher por cortinas mais leves e que permitam que o lugar fique mais arejado.

As cortinas de cores escuras são as melhores para ajudar ainda mais no isolamento térmico. O ideal é deixá-las fechadas durante do dia para evitar a entrada de calor e luz do sol

Nesse caso, as melhores opções são as venezianas ou as cortinas com blackout (ou blecaute), aquelas que são capazes de bloquear completamente a entrada de luz em um cômodo.

As cortinas blackout impedem que o ambiente fique muito quente por causa da luz do sol. Além disso, elas são ótimas opções para quem quer garantir a privacidade.

Vamos chegando ao fim deste post sobre dicas para uma decoração mais inteligente que valorize as características positivas de uma ambiente, ajude a economizar energia elétrica e a aproveitar melhor todas as possibilidades de um lugar.

Tente colocar pelo menos algumas delas em prática e veja como é possível transformar a sua casa, loja, empresa, etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.