Dicas para aumentar a segurança de sua casa sem gastar muito

Veja algumas maneiras de manter a sua casa mais segura sem precisar desembolsar muito dinheiro.

A nossa casa deve ser um lugar para relaxar, onde voltamos no fim do dia e nos sentimos seguros. No entanto, com o aumento desenfreado da violência, é preciso tomar certos cuidados para que a segurança do lar não seja colocada em risco.

Alguns equipamentos eficientes, como câmeras e alarmes, podem ter custos muito elevados, porém, felizmente, existem métodos de segurança eficazes que possuem valores bem menores e, até mesmo, outros que são totalmente gratuitos. Para saber como manter a sua casa segura sem precisar gastar muito dinheiro, confira as dicas abaixo!

Nunca deixe o portão e a porta da frente destrancados

Essa dica pode parecer básica, mas requer atenção. Às vezes, quando há muita pressa ao sair, ou ao entrar em casa, há como se esquecer de trancar uma dessas entradas e as consequências desse esquecimento podem ser bem ruins.

Ou então, à noite, depois de um dia intenso de trabalho, também existe a possibilidade de pegar no sono com tudo destrancado. Portanto, é preciso atentar-se sempre a essa questão que é super importante, pois nunca se sabe o que pode acontecer, sobretudo durante madrugada.

Coloque grades ou telas nas janelas

As janelas não podem ficar trancadas o tempo inteiro, portanto, as duas soluções possíveis para esse problema são a colocação de grades ou, então, de telas, que acabam servindo, também, para proteger as crianças e, no caso das telas, impedir a entrada de mosquitos dentro de casa.

Obviamente, há um custo envolvido, sendo que a grade é mais econômica do que a tela, porém, como já mencionamos, a tela proporciona uma proteção extra. Mas, apesar disso, ainda assim, os valores de ambas são baixos em comparação a todos os benefícios.

Aumente o muro do seu quintal ou coloque uma cerca elétrica

Caso o muro do seu quintal seja baixo, o ideal é aumentá-lo ou, então, colocar uma cerca elétrica. Porém, é importante ressaltar que você só pode utilizar a cerca elétrica num muro, exclusivamente, seu. Caso o divida com o vizinho, ele precisa autorizar essa instalação.

Além disso, também é necessário fazer um documento para a prefeitura da sua cidade, o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Aumentar o muro é mais barato, mas a eficiência da cerca elétrica é maior. Em contrapartida, há custos mensais envolvidos. De qualquer forma, cabe a você decidir o que se encaixa melhor na sua realidade.

Não abra a porta se não souber quem está do lado de fora

Outra postura que pode parecer óbvia, mas que no dia a dia nem sempre é praticada, é não abrir a porta sem antes ter certeza de quem está do lado de fora. Mesmo que você já esteja esperando alguém em específico, ao ouvir a campainha ou batidas no seu portão, nunca deixe de perguntar quem é.

Pode parecer exagero para alguns, mas a verdade é que quando os criminosos agem, eles já vinham monitorando a movimentação da casa há bastante tempo, portanto, se a intenção deles for render algum dos moradores, eles o farão em um momento oportuno, como no que alguma visita costuma chegar.

Se possível, tenha um cachorro

Por fim, ter um cão de guarda ajuda bastante a manter a casa segura, pois os cachorros têm uma percepção mais aguçada do ambiente e darão um alerta para qualquer movimentação suspeita.

E não precisa ser um pitbull ou um rottweiler, raças de pequeno porte e, até mesmo, vira-latas são capazes de perceber e avisar sobre uma ameaça. Portanto, se for possível, considere a possibilidade de adotar um.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.