O canal da Tecnologia

Em construção

Conheça as principais ferramentas de gestão de projetos

0

Ao criar um blog, um site ou qualquer projeto, é importante encontrar as melhores maneiras para gerenciá-lo, o tornando mais eficiente e organizado. Diante disso, existem ferramentas aptas para o gerenciamento de projetos.

Tais ferramentas, de uma forma geral, são versáteis e podem ser utilizadas não apenas para a administração de projetos online, mas também para a gestão dos mais variados tipos de empresas e atividades.

Essas ferramentas de gestão são o reflexo do momento atual da tecnologia. Nos dias de hoje, montanhas de papel, canetas e demais materiais de escritório deram lugar para a informatização.

A internet, aliada muitas vezes com a computação em nuvem, ajuda a esvaziar as mesas e as estantes nas empresas, tornando tudo facilmente organizado no seu desktop, notebook ou dispositivo móvel.

Ou seja, as ferramentas de gestão de projetos chegaram para tornar o seu trabalho cada vez mais fácil, rápido e organizado.

Ferramentas de gestão e as suas características

Para exemplificar o uso das ferramentas de gestão de projetos, vamos imaginar um projeto que consiste na criação de um site.

Contar com um bom serviço de hospedagem de site e um registro de domínio para a sua empresa ou projeto online é algo fundamental. A hospedagem traz várias vantagens, como mais segurança e melhor desempenho para o site.

https://www.weblink.com.br/dominios

O domínio registrado, por sua vez, confere mais exclusividade e credibilidade para o seu projeto. Porém, de nada adianta possuir todos esses elementos se você sente dificuldade em gerenciar todos os processos desse projeto.

Sendo assim, é aí que entram as ferramentas de gestão prontas para salvarem o dia. Em se tratando de ferramentas de gestão de projetos não é apenas uma, são várias que você tem à sua disposição para escolher.

Cada uma tem as suas particularidades e, portanto, se adapta melhor para determinados tipos de trabalho. Muitas delas possuem versões gratuitas, dotadas com menos recursos, assim como possuem versões pagas, que apresentam mais vantagens.

Enfim, o fato é que hoje em dia não dá para reclamar de falta de recursos e opções para administrar os seus projetos e atividades. A maioria dessas ferramentas de gestão de projetos é fácil de ser utilizada.

Portanto, assim como quem não quer nada, experimente dar uma pesquisada e veja as várias alternativas de ferramentas abaixo.

Slack

Uma das principais características dessa ferramenta é a capacidade que ela tem de organizar conversas por meio de canais, agilizando ao máximo a comunicação entre os membros da equipe de trabalho.

Essa capacidade de centralizar a comunicação de um empreendimento a torna uma das ferramentas queridinhas dos gestores.

Por isso, imagine toda a sua equipe se comunicando em um único lugar. Isso torna as conversas e o compartilhamento de arquivos mais ágil e fácil.

Outra vantagem do Slack é a possibilidade dela ser integrada com outras ferramentas de compartilhamento bem famosas, tais como o Dropbox e o Google Drive.

Artia

Quem procura por uma ferramenta de gestão que seja completa pode experimentar o Artia. Na sua interface você vai encontrar algumas funções bem interessantes, tais como relatórios de desempenho, controle das finanças e controle de tempo de trabalho.

Tudo isso, diga-se de passagem, em uma interface intuitiva, aliás, intuitividade é um dos requisitos para a qualidade de qualquer ferramenta online.

A versão gratuita do Artia apresenta alguns recursos básicos, mas que já auxiliam muito na sua gestão. As versões pagas são as mais indicadas para quem gerencia empresas de grande porte.

Asana

Não é por acaso que o Asana já se tornou uma das ferramentas mais conhecidas. Uma das principais características é possuir uma linha do tempo que mostra o seu cronograma de atividades.

Apenas com esse recurso já é possível dar adeus para a dificuldade de organizar e entregar as tarefas solicitadas. Além disso, o Asana mostra em sua interface como está o andamento e o desempenho das atividades desenvolvidas.

Podio

Seja na administração de um blog ou no dia a dia de uma empresa, é comum em determinadas situações ter que consultar projetos e atividades mais antigas.

Nesse caso, o Podio entra em cena como uma ferramenta bastante útil. Ele possibilita o armazenamento do histórico das atividades realizadas. Por meio desse procedimento é possível avaliar com mais precisão o que já foi feito na empresa.

Operand

Muito útil para startups e agências de publicidade, o Operand é o braço direito das equipes criativas. Entre os seus recursos é possível realizar algumas ações bem interessantes.

Entre elas estão a capacidade de proporcionar uma integração com outras mídias, mensurar resultados e hospedar arquivos de formatos variados.

Ela também é uma forma de centralizar a comunicação da equipe, facilitando para a divulgação de sugestões e avaliação das atividades.

Conclusão

Como você viu, a tecnologia está a favor de quem necessita de auxílio para gerenciar algum projeto, seja ele a gestão de um site ou uma empresa. Ferramentas para isso não faltam!

Por isso, veja qual se adapta melhor com o seu tipo de projeto e a torne parte integrante da sua equipe. O seu trabalho vai ganhar muito em qualidade e produtividade.

Conheça as principais ferramentas de gestão de projetos

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.