Computação em nuvem, ou cloud computing em inglês é uma tecnologia que permite armazenar e criar arquivos na internet sem, necessariamente, salvar qualquer coisa em um disco rígido.

Apesar de ter se tornado popular há pouco tempo, a computação em nuvem já existe há alguns anos e hoje, ela se tornou absolutamente indispensável.

Usando esse recurso, além de ser possível armazenar diversos tipos de arquivos, o usuário pode criar documentos e planilhas, editar imagens e rodar aplicativos em servidores remotos.

A principal vantagem é poder acessar seus arquivos de qualquer dispositivo conectado à internet, sem o risco de perde- los caso seu HD seja danificado, perdido ou roubado.

Existem alguns serviços de armazenamento em nuvem gratuitos, o TechTube vai falar sobre alguns deles para você.

 Leitura Relacionada:

Dropbox – Serviço de computação em nuvem mais famoso!

computação-em-nuvem-Dropbox
Dropbox

O Dropbox é um dos serviços de mais conhecidos. Seu principal diferencial é a possibilidade de duplicar os dados salvos no HD(saiba o que é) do computador quando estes são atualizados. Também é possível criar arquivos exclusivamente virtuais.

O aplicativo é pode ser baixado gratuitamente no PC e, com login e senha, é possível acessar seus arquivos gravados e sincronizados pelo próprio site.

O Dropbox permite o compartilhamento de documentos, imagens e vídeos, com opções de privacidade. O serviço é gratuito e, inicialmente, oferece armazenamento de 2GB, expansível para até 18GB por indicação.

Google Drive

computação-em-nuvem-Google Drive
Google Drive

Google Drive é um aplicativo da Google, que oferece, além do armazenamento, ferramentas similares ao pacote Office. Essas ferramentas possibilitam a criação de documentos, planilhas e apresentações, que podem ser visualizadas online.

O serviço permite o compartilhamento de arquivos diversos. O Google Drive é gratuito para o armazenamento de até 15GB.

 

 

 

SkyDrive

computação-em-nuvem-Skydrive
Skydrive

O Sky Drive é o serviço de armazenamento de dados criado pela Microsoft. O serviço oferece 7GB de armazenamento gratuito.

Com o Sky Drive é possível instalar um aplicativo a área de trabalho. Com ele é possível sincronizar os dados do computador ou de algum dispositivo móvel e, para acessa- lo basta ter uma conta da Microsoft.

O serviço oferece o Office Web Apps, que permite criar e editar documentos planilhas e apresentações.

iCloud

computação-em-nuvem-iCloud
iCloud

A Apple também não poderia ficar de fora da computação em nuvem. O iCloud, lançado junto com o iOS 5, sincroniza arquivos salvos em computadores Mac ou Windowns com os dispositivos móveis da marca.

O aplicativo sincroniza, e-mails, músicas, documentos, fotos e vídeos e sua principal vantagem é o rastreamento de um aparelho da Apple que tenha sumido ou sido roubado a partir do compartilhamento de sua localização.

São oferecidos 5GB de armazenamento gratuito.