A cada ano, o número de pessoas que realizam compras pela internet vem crescendo progressivamente.  Na rede, é possível encontrar os mais variados tipos de produtos: desde alimentos, passando por eletrônicos, móveis e cosméticos até animais de estimação.

Grandes empresas já aderiram ao e-commerce e fatores como a comodidade, a variedade e os baixos preços, atraem um grande número de consumidores.

Com a popularização das vendas online, cresceram também o número de golpes aplicados na rede. É preciso conhecer bem quais são e, principalmente, como evita-los. Hoje é deste assunto que vamos tratar aqui no TechTube.

compras_pela_internet

Tipos mais comuns de golpes online

Fraude determinada: acontece quando você insere seus dados e os dados do seu cartão em uma página e estes são roubados pelo site ou por meio de algum vírus instalado no computador e depois utilizados para a realização de outras compras.

Pescaria: ocorre por meio de falsos e-mails, geralmente se passando por alguma empresa loja, no qual há uma indicação para clicar em determinado link. Esse link geralmente instala algum tipo de vírus na máquina ou te leva a uma página onde seus dados são requeridos e, posteriormente, roubados.

Dicas para não cair em golpes na hora de fazer compras pela internet: 

1-    Compre em lojas conhecidas e com boa reputação.

É sempre bom conversar com conhecidos que já fizeram compras daquelas lojas e ler os comentários de consumidores no próprio site e nas redes sociais.

2-    Verifique os dados da loja

Desde o ano passado, as lojas online do Brasil são obrigadas a informar dados como o CNPJ, número de telefone e endereço físico da empresa. Se estes dados não forem encontrados no site desconfie da sua idoneidade.

3-    Não forneça seus dados

Mesmo que o e-mail que você tenha recebido for de uma loja confiável, jamais clique no link indicado, muito menos responda ao e-mail fornecendo os seus dados. Se o e-mail for de algum e-commerce do qual você já é cliente, entre diretamente no site, faça login na sua conta e verifique se os seus dados estão realmente sendo requisitados.

4-    Desconfie de preços muito baixos

Não existe nenhuma loja que trabalhe para ter prejuízos. Por isso, se você se deparar com preços absurdamente mais baixos que a média da concorrência fique atento. Você pode estar adquirindo um produto falsificado ou pagando para não receber produto algum.

5-    Cuide da segurança

Se você realiza compras online costumeiramente mantenha a segurança do seu PC, tablet ou smartphone sempre em dia. Mantenha seu navegador sempre atualizado e instale um bom antivírus. Esteja atento a e-mails de desconhecidos e sites suspeitos, eles podem descarregar arquivos com vírus no seu dispositivo.

6-    Verifique a segurança do site

Um cadeado ou ícones de segurança impressos na tela não são garantias de segurança. Você pode identificar um site seguro ao clicar no botão “comprar”. Se ele realmente oferece segurança um ícone de cadeado na barra de endereços. Outro indicador de confiabilidade é o aparecimento do certificado digital da página, verifique se o HTTP muda para HTTPS.Em caso afirmativo, sua compra poderá ser realizada com tranquilidade.