Pular para o conteúdo

Como usar o SEO para fortalecer o seu site

Atualmente, podemos contar com diferentes estratégias de marketing, como uma das maneiras de garantir uma maior relevância para o seu site.

Isso mostra como não são apenas empresas grandes que devem utilizar das suas estratégias, para então garantir os seus benefícios.

Através do SEO — Search Engine Optimization — é possível garantir para as empresas, independente do seu tamanho, mais relevância nos mecanismos de busca, assim como um maior fortalecimento da marca.

Por conta disso, essas estratégias de marketing têm sido cada vez mais utilizada pelas indústrias, como uma maneira de se relacionar e garantir novos clientes.

O que é SEO?

SEO é a otimização dos mecanismos de busca. Ou seja, é um conjunto de técnicas de otimização, que tem como principal objetivo alcançar um bom ranqueamento orgânico, garantindo uma maior relevância e autoridade para o seu site.

Estar na internet não é o suficiente para garantir que o seu site esteja nas primeiras posições nos principais mecanismos de busca. 

Por conta disso, cada vez mais as empresas e indústrias têm investido nas estratégias de marketing que mais lhe convém, seja o marketing b2b ou o marketing de relacionamento.

Afinal, cada vez mais podemos ver diversas concorrências nos meios digitais. Para que a sua empresa continue relevante, é essencial que invista em estratégias para otimizar os resultados, garantindo um bom posicionamento orgânico.

Essas otimizações são o que chamamos de SEO.

Quais as principais estratégias de SEO?

Para que qualquer estratégia de marketing dê certo e gere os resultados esperados, seja para o marketing de conteúdo, marketing industrial ou Inbound Marketing, é necessário investir em técnicas de SEO.

Afinal, o marketing é o resultado de estudos e muita análise a respeito da marca e da empresa em questão. Isso mostra como é importante executar cada um desses passos com clareza.

Confira quais são as principais estratégias de SEO para fortalecer o seu site.

Estudo de palavras-chave

Isso pode parecer muito óbvio, mas muitas pessoas no momento de estruturar as suas estratégias de marketing acabam deixando isso de lado.

Por esse motivo, é importante buscar pela palavra-chave certa para os conteúdos que a sua empresa produz. Isso significa que, para cada empresa ou indústria, as palavras vão variar de acordo com o nicho.

Ou seja, enquanto para umas empresas vale a pena ter, como palavra-chave, o termo “renda extra”, para aqueles que não oferecem nenhum tipo de produto ou serviço a respeito desse tema, não faz sentido.

Isso pode parecer complicado a princípio, mas é mais simples do que parece. É importante atentar-se a alguns detalhes:

  • a palavra-chave certa nem sempre é aquela com maior número de buscas;
  • é importante escolher palavras-chave do nicho, ou seja, mais específicas;
  • compare diferentes termos e escolha aqueles que tenham um volume de buscas entre médio e baixo, para uma concorrência menor.

Tenha URLs amigáveis

As URLs operam como um endereço de página na internet. É importante que elas sejam fáceis de serem entendidas, de memorizar e que sejam amigáveis.

É muito importante que a URL de um site não seja alterada, pois isso pode influenciar na maneira que os mecanismos de buscas realizam a leitura do seu site, como se fosse um conteúdo completamente novo.

Por esse motivo, é essencial que a URL seja atemporal, permitindo a atualização do conteúdo, quando for necessário, sem a necessidade de alteração da URL.

Invista em um design responsivo

Atualmente, a maior parte do tráfego da internet vem de smartphones e dispositivos móveis. Por conta disso, o algoritmo dos motores de busca privilegia os sites que tenham um design responsivo.

Isso mostra como é muito importante que o seu site também esteja adaptado para esses dispositivos. Uma vez que o design do site se adapte automaticamente ao aparelho utilizado, é possível vender pela internet sem maiores problemas.

Através dessas estratégias, é possível garantir uma melhor experiência do usuário, fazendo com que ele se mantenha por mais tempo em seu site, fortalecendo a sua relevância dentro do cenário digital.

Dica bônus: SEO para e-commerce

No caso do e-commerce, uma dica muito válida é utilizar descrições únicas e originais para se destacar entre os concorrentes com um conteúdo mais completo.

Você até pode fazer isso sozinho, mas será mais efetivo se contar com a assessoria de uma agência de e-commerce.

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora no Marketing para Indústria

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *