Antes de de entender como remover virus do PC, vamos entender algumas coisas:

Alguns tipos de vírus são tão bem desenvolvidos que eles entram e se instalam em seu computador sem você notar. Você só perceberá que ele está lá quando reiniciar a máquina e abrir um arquivo que estiver corrompido ou quando tentar acessar um site qualquer e se impressionar com o tanto de janelinhas de anúncio que vão aparecer.

Outro sintoma bastante comum está na demora do carregamento do sistema operacional quando você liga o computador e na demora do processamento de dados – o computador parece travar toda hora e demorar muito mais para desenvolver as atividades que normalmente desenvolvia com rapidez. Nessas horas é importante saber como se pega vírus e como tirar virus do PC. Vamos lá?

Leitura Relacionada:

Como se pega vírus no computador

Se você quer saber como tirar virus do PC, é sinal que você fez alguma coisa para contraí-lo. Aprenda como se previnir:

Existem diversas formas de se pegar vírus no computador. Embora as mais comuns seja a visita em sites maliciosos ou de conteúdo adulto, alguns vírus podem se instalar de forma oculta quando você instala um programa gratuito.

Outros conseguem se instalar após você clicar em um link suspeito (que pode ter sido enviado por alguém que você conhece e que nem sabe que está infectado também).

como tirar virus do pc

A melhor forma de se evitar pegar vírus é:

  • Evite clicar em qualquer link, independente de quem te enviou;
  • Leia o link – o nome do site estará exposto nele, na dúvida pergunte do que se trata ao invés de clicar;
  • Empresas públicas ou grandes companhias como bancos ou outras empresas não pedem informações pessoais por e-mail. Caso você receba uma mensagem dessa, delete imediatamente a mensagem, sem clicar em nada;
  • Não instale anexos suspeitos em seu computador;
  • Ao fazer downloads de arquivos tenha cuidado com o site de origem;
  • Ao instalar programas gratuitos em seu computador leia todas as janelas e instruções do instalador ao invés de sempre clicar em “continuar”. Dessa forma você evita que sejam instalados programas maliciosos e extensões, adwares, malwares e vírus em sua máquina.

Agora vamos saber o que fazer e como tirar virus do PC.

como remover virus do pc

Afinal, como tirar virus do PC

Existem formas manuais de se remover os vírus no computador. Porém, elas dependem de prática e conhecimento do que está sendo feito para evitar problemas maiores ao se deletar um arquivo por engano e corromper o sistema operacional, por exemplo.

Pensando nisso, e para facilitar a sua vida, é que são desenvolvidos diversos programas que servem justamente para identificar essas ameaças em seu computador e eliminá-las. São os antivírus.

A maior parte dos anti-vírus possuem versão gratuita e versão paga, porém a versão gratuita costuma acabar com as principais ameaças.

Escolha um bom antivírus e instale em seu computador. Lembre-se de passá-lo uma vez a cada quinze dias para que ele identifique todas as ameaças e envie para quarentena e elimine as infecções do sistema.

Além do antivírus é importante que você tenha um bom anti-malware em seu computador. O malware é um tipo de vírus, porém nem sempre ele é detectável nos anti-vírus comuns.

Faça o mesmo: procure uma versão gratuita, instale em sua máquina e rode uma vez a cada duas semanas.

Vale ressaltar que a prevenção e o uso correto do seu computador ainda são a melhor solução, portanto adote em seu dia a dia a prática daquelas dicas ali em cima citadas.