Se o seu computador costuma travar, reiniciar sozinho ou simplesmente desligar dependendo da tarefa que você estiver executando, pode ser problema ou falha na memória RAM.

Para identificar se existe mesmo uma situação que precisa de ação ou se é interessante realizar a compra e instalação de mais memória RAM para seu computador, é necessário que você faça o teste de memória RAM.

Através do próprio Windows

O primeiro método de teste de memória RAM do seu computador é simples e envolve o próprio sistema operacional, no caso o Windows. Através desse teste, o próprio sistema tentará identificar possíveis erros e no resultado final lhe informará sobre a real situação da capacidade RAM de sua máquina.

Como testar memoria ram

Para executar o teste, acesse PAINEL DE CONTROLE (Windows XP, Vista e 7 > Menu Iniciar > Painel de Controle) > FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS > DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE MEMÓRIA DO COMPUTADOR / DIAGNÓSTICO DE MEMÓRIA DO WINDOWS.

Se você não souber como achar esses dados, basta acessar o painel de controle e no menu superior digitar “memória” (sem aspas) que o próprio sistema te indicará o link correto.

Após clicar nessa ferramenta, o Windows estará pronto para realizar o teste! Você pode realizá-lo na hora (o computador irá reiniciar e abrir como uma Bios – aquela tela preta cheia de códigos – e ao final do procedimento irá religar automaticamente te informando o resultado dos testes).

Caso você não possa parar o que está fazendo no momento, você poderá agendar o escaneamento – da próxima vez que você ligar o computador ele começará o procedimento automaticamente.

Através de programa confiável e gratuito

A segunda melhor opção para testar a memória RAM do seu computador é através de um software confiável e gratuito.

O Mem Test é um dos melhores programas para essa funcionalidade, utilizado por muitas pessoas, independentemente do nível de conhecimento a respeito de informática que elas tenham.

Esse programa faz testes na memória RAM buscando por erros. Caso ele identifique algo suspeito ou errado com esse hardware, ele te avisará ao final do escaneamento e você deverá procurar um técnico para troca de memória RAM.

Caso você prefira um programa mais completo, você poderá comprar a versão Pro. A versão free pode ser baixada do site oficial ou de sites de download de programas.

Salve-o em CD ou em um pen drive e faça um boot no sistema (reiniciar) para que ele leia o arquivo. Preferencialmente, deixe o computador fazer o escaneamento completo durante a noite para que não haja falhas na busca.