Hoje estamos trazendo uma dica muito legal para quem utiliza um disco rígido externo, estamos falando de como particionar o HD.

Esse método é ideal para pessoas que gostam de se manter organizadas quando o assunto é armazenamento de dados. Como o fluxo de arquivos hoje em dia é grande, a maioria dos usuários tendem a armazenar mais e mais dados.

E a consequência disso é uma bagunça muito grande no seu computador. A partição do HD servirá como uma forma plausível de se manter organizado, pois assim cada arquivo terá um lugar específico para ser armazenado.

Passo a passo para particionar seu HD

1º- Com o seu HD devidamente plugado no seu computador, vá até o menu iniciar e na opção meu computador ou computador (dependendo da versão do Windows), clique com o botão direito do mouse e vá em Gerenciar. Você também pode realizar uma busca no campo de pesquisa com a palavra computador.

Como particionar o HD - Tutorial

2º- Agora acesse a opção Repositório. Dentro dessa, haverá uma nova opção chamada Gerenciamento de disco, selecione-a.

Gerenciamento de discos

– Identifique o seu HD externo de acordo com o nome do mesmo. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção “diminuir volume”.

Diminuir o volume do HD

4º- Como você possui uma partição única, a próxima janela lhe apresentará o tamanho total do seu HD externo. Você terá que digitar o tamanho que você quer que a outra partição tenha.

Selecionando o tamanho - particionando o HD

Esse valor tem que ser em megabytes. Por exemplo, se você quiser uma segunda partição com 200 GB, então digite 200000. Se quiser uma com 100 GB, basta digitar o valor 100000. Depois disso, clique em Diminuir.

– Depois de tudo feito, a sua partição está devidamente criada, todavia ela está como não alocada. Por isso, clique em cima dela com o botão direito do se mouse e selecione Novo volume simples.

Novo volume simples

– Nessa nova aba que se abre, você terá que apenas alocar a sua nova partição. Alocar é o mesmo que ativar, portanto se você apenas criar uma nova partição, isso não irá ativá-la. Essa regra também vale para o HD convencional.

Clique apenas em avançar para concluir o processo.

– Escolha uma letra referente ao seu dispositivo, depois disso clique novamente em Avançar.

– Escolha o sistema de arquivos que você quer usar e avance o processo.

A partir de agora você já terá outra partição no seu HD externo, caso você queira realizar esse processo no disco rígido do seu computador, basta repetir os passos mostrados aqui.

Se o seu dispositivo tiver muita memória, você pode criar mais de 2 partições caso ache necessário.