O computador ficou lento, totalmente infectado por vírus, não inicializa corretamente, ou outros problemas diversos. Existem diversas razões que podem forçar você a precisar reinstalar o sistema operacional do seu computador, nesse guia completo você irá aprender como formatar um PC passo a passo.

Um guia de formatação profissional de qualquer computador, mostrando todos os detalhes do processo de reinstalação do Windows, conhecido popularmente como formatação.

O procedimento completo de reinstalação leva algum tempo, envolve o backup de dados e posterior reinstalação de todos os seus programas. Se preferir pode tentar recuperar o desempenho, antes de formatar o PC, aqui mesmo no TechTube temos um tutorial, que você encontra aqui:

Como melhorar o desempenho do PC 

Se você já tentou te tudo e não teve jeito, chegou a hora de aprender de verdade, confira abaixo o nosso artigo que vai ajudar você nessa tarefa.

Cuidados antes do procedimento

Antes de realizar a formatação do computador, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar problemas. É importante saber que a formatação vai apagar todos os seus dados do computador, por isso é importante que antes de realizar o processo você salve os seus dados em algum local seguro, como um Pen Drive, HD Externo ou até mesmo nas nuvens.

Grandes empresas oferecem espaços generosos (geralmente 15 GB) em seus servidores de forma gratuita, atualmente os mais utilizados tem sido o One Drive (Microsoft), Google Drive (Google) e o Dropbox.

Outro cuidado importante é com relação aos drivers, em especial o driver de rede. É muito provável que após a formatação o seu PC esteja sem acesso a internet, simplesmente porque o driver de rede não está instalado. Em alguns casos o próprio Windows já tem o driver necessário para o seu computador, mas como não é garantido, é bom se prevenir.

Se você não possui o CD de instalação de drivers do seu computador e não sabe como fazer o download no site do fabricante, consulte a parte 02 (Instalação dos drivers) desse artigo, caso o computador não esteja mais inicializando, você será obrigado a realizar o procedimento em outro equipamento e colocar esse driver em um Pen Drive para a instalação posterior.

Como formatar um PC passo a passo – Guia Completo

Parte 01 – Boot, partições e instalação do sistema operacional

O primeiro passo é definir a mídia que será utilizada (CD ou Pen Drive) para a instalação do Windows e configurar a ordem de boot do equipamento. Cada computador tem uma forma diferente, assim que ligar o equipamento fique atento ao conteúdo da tela, uma tecla será indicada para configurar a ordem de boot, geralmente são as teclas F8, F9, F10 ou F12.

Um menu surgirá para você escolher o dispositivo de boot, selecione o seu Pen Drive ou CD e fique atento, uma mensagem solicitando que você pressione uma tecla para iniciar pelo CD pode surgir, pressione “Enter” para iniciar.

No nosso exemplo iremos utilizar o Windows 7, mas o procedimento é praticamente idêntico para instalação do Windows 8/8.1 e Windows 10.

Após carregar os arquivos, a primeira tela que surge é da seleção de idioma, se estiver tudo em português como na imagem, clique em “Avançar”.

Como formatar o PC - Parte 1

Na tela seguinte clique em “Instalar agora” para iniciar o processo.

Como formatar um PC - Parte 2

A mensagem “A instalação está sendo iniciada” vai surgir na tela, aguarde alguns instantes até o próximo passo.

Nessa parte devemos selecionar a versão do Windows a ser instalada, se você possui o Windows original é essencial que selecione a mesma versão, caso contrário terá problemas com a ativação do produto.

Selecione a versão adequada e clique em “Avançar”, aceite o contrato da Microsoft que surge logo em seguida.

Instalação do Windows 7

As opções de instalação surgem na tela, selecione a opção “Personalizada (Avançada)”, conforme imagem abaixo.

Instalação do Windows 7

Agora devemos ter bastante atenção, caso você tenha alguma partição adicional de backup tenha cuidado redobrado para não apaga-lá.

Selecione a partição onde deseja instalar o Windows e cliquem em excluir, caso exista a partição com o nome “Reservado pelo Sistema” também exclua, criaremos uma nova.

Selecione a partição que você deseja instalar o Windows e clique em “Novo”, em seguida em “Aplicar”, uma mensagem surgirá na tela, avisando que o Windows pode criar partições reservadas para arquivos do sistema, clique em “OK”.

Selecione novamente a partição onde o Windows será instalado, clique em “Avançar” e a instalação será iniciada.

Como formatar um computador

Instalação do Windows em andamento…

Como formatar o computador

O processo de instalação demora cerca de 30 minutos, ao final a tela abaixo aparece, digite um nome de usuário, se necessário altere o nome do computador e clique em avançar.

Instalação Windows 7

Na tela seguinte, escolha uma senha e uma dica de senha para iniciar o seu computador, essa etapa é opcional, pode deixar em branco se desejar.

Na tela seguinte, é hora de inserir a chave do Windows. Caso possua um notebook, geralmente a chave está em uma etiqueta, na parte de baixo.

Você pode deixar em branco e desmarcar a opção “Ativar automaticamente o Windows quando eu estiver online” caso opte por ativar o Windows em outro momento, clique em “Avançar”.

Instalação do Windows 7

Na tela a seguir, selecione a opção “Perguntar depois”, vamos configurar o Windows Update em outro momento.

Confira se as informações de data e hora estão corretas e clique em “Avançar”.

Se por acaso o Windows tiver conseguido instalar o driver de rede automaticamente, uma tela surgirá com a mensagem “Selecione o local atual do computador”, escolha a opção “Rede de trabalho” e em seguida clique em avançar.

A mensagem “Preparando a área de trabalho” surge na tela, aguarde alguns instantes para a primeira inicialização.

Primeira inicialização Windows

Pronto! O Windows já está instalado, mas ainda tem muito a ser feito, vamos aos próximos passos.

Parte 02 – Instalação dos drivers após a formatação

A instalação dos drivers é uma etapa muito importante após formatar o PC, sem eles o PC pode ficar sem som, sem internet, com a tela grande e desempenho ruim.

Se você possui o CD de instalação de drivers do seu computador, essa etapa é muito simples, basta inserir o CD e ir fazendo a instalação dos dispositivos (som, vídeo, rede, chipset). Caso contrário, será necessário identificar a placa-mãe do seu computador e baixar os drivers diretamente no site do fabricante.

Para essa etapa você pode utilizar um programa muito simples e gratuito, chamado “CPU-z”, que você encontra no link:

Download CPU-z

Após o download, faça a instalação do CPU-z e execute o programa logo em seguida.

No menu superior, selecione a aba “Mainboard”, no exemplo da imagem abaixo o fabricante é a Biostar e o modelo é H61MLC.

Para encontrar os drivers, bastar acessar o Google e pesquisar “Biostar H61MLC drivers”, no exemplo o primeiro resultado me levou a página correta.

Dentro da página do fabricante, selecione a versão do Windows adequada e faça o download dos drivers, geralmente você precisa baixar drivers para áudio, vídeo, rede e chipset.

Como formatar um computador

Caso possua um notebook, o procedimento é parecido, confira no próprio notebook o modelo e faça a pesquisa no Google da mesma forma, colocando “fabricante + modelo + drivers”, por exemplo “Dell N4030 drivers”.

Conteúdo relacionado: Aprenda a atualizar drivers de seu computador

Parte 03 – Programas essenciais

Antes de tudo é importante pensar na proteção do computador, com a instalação do Antivírus, afinal de contas acabamos de formatar o PC e não queremos novos problemas.

Se você vai usar mesmo um antivírus grátis, nosso tutorial ajuda você a escolher o melhor, confira:

Melhores Antivírus gratuitos para o seu computador

Hoje em dia o custo dos Antivírus pagos são muito baixos, na grande maioria dos casos vale a pena você usuário fazer esse investimento, eu escrevi um artigo completo, que ajuda você a escolher o melhor antivírus pago para o seu computador.

Após a instalação do Antivírus, podemos prosseguir.

Cada usuário tem os seus programas preferidos, mas alguns são básicos e sempre devem ser instalados após formatar o PC.

Programas essenciais:

Winrar – Download
Adobe Reader PDF – Download
Adobe Flash Player – Download
Google Chrome – Download

Parte 04 – Atualizações do Windows

É muito importante que você faça todas as atualizações do Windows, através do Windows Update o seu sistema irá receber atualizações de segurança, falhas no sistema, drivers e programas da Microsoft, como Office, Skype, entre outros.

Porém o serviço de atualizações automáticas consome bastante recursos do equipamento, por esse motivo eu sugiro que você deixe o serviço desativado e faça manualmente as atualizações.

Para fazer isso, clique no botão do menu iniciar e na barra de pesquisa digite “Windows Update”. No menu a esquerda, escolha a opção “Alterar configurações”.

Agora, em “Atualizações importantes” selecione a opção “Nunca verificar se há atualizações (não recomendado)”, em seguida clique em “OK”.

Agora clique em “Verificar se há atualizações”, em instantes uma primeira atualização vai surgir, faça a atualização, o Windows Update será reiniciado e vai começar a busca por todas as outras.

Essa etapa pode levar algumas horas, tenha paciência, você pode utilizar o seu computador enquanto isso, mas não é recomendável que faça outras instalações em paralelo.

Considerações finais de como formatar um PC

Como vocês perceberam, o processo para formatar um PC de forma correta é longo, muitas pessoas fazem apenas a primeira parte, não instalam corretamente os drivers e muito menos fazem as atualizações do sistema.

Para manter a saúde do seu computador, tenha cuidado com a instalação de programas e faça sempre com muita atenção, para evitar a instalação de programas indesejados no seu computador.

Mantenha sempre o Antivírus atualizado e as atualizações do Windows em dia, além de ter cuidado com a navegação na internet e abertura de e-mails.

Seguindo essa dicas, você diminui a chance de ter novamente que formatar o PC.

Dúvidas em algum processo de como formatar o PC? Utilizem os comentários, será um prazer ajudar a todos!

Sobre o Autor

Denilson Marcos, 26 anos, é Técnico em Informática, trabalha desde 2007 com Manutenção de Computadores e Suporte Técnico.

É convidado especial do TechTube e pode ser encontrado em seu site pessoal:

http://denilsonmarcos.com.br