Se você caiu aqui por acaso e não faz ideia do que é um root, já fizemos um artigo falando sobre isso e explicando o que é o root no celular. Nós também falamos lá se é realmente interessante e se vale a pena fazer. Após ter uma boa ideia sobre o assunto, vamos lhe ensinar como fazer root no celular.

Fazer o root não é simples, esse é um processo bem complexo e não é indicado para iniciantes. Se você não entende muito sobre isso é melhor pedir ajuda ou rever se quer realmente fazê-lo. Existe risco até de danificar o sistema do aparelho de forma irreversível. Claro que se seguir os passos indicados você não terá esse problema, mesmo assim precisamos informar os riscos que você corre.

O processo de fazer o root pode variar de acordo com o modelo do seu gadget Android, por isso toda atenção é precisa. Você precisa saber também que não nos responsabilizamos por danos causados no seu aparelho, estamos ensinando e já falamos do risco, se algo acontecer é responsabilidade inteiramente sua.

Então, como fazer root no celular?

Como fazer root no celular

A primeira coisa que deve fazer é um backup do seu aparelho celular. Você pode realizar o backup de diversas formas, escolha a que achar mais viável. O próximo passo é baixar da internet algum programa de root, existem vários como o Unlock Root e One Click Root, veja outros:

  • KingRoot;
  • King Android Root;
  • iRoot;

O passo três é instalar o Android SDK, a maioria dos programas de root precisam dessa instalação, por isso faça o download. Assim que concluir esse passo extraía os arquivos da pasta .zip e execute o arquivo “SDK Manager”. Depois que fizer isso vai abrir uma tela e nessa nova tela você precisa selecionar na lista a opção referente à versão do Android do seu aparelho celular.

Assim que selecionar clique em “Install Packages”. O próximo passo é ativar a Depuração USB no celular, o local dessa opção vai mudar conforme a versão do seu Android. Geralmente ela está localizada em:

  • Configurações – Aplicações – Desenvolvimento ou;
  • Configurações – Opções do Desenvolvedor.

Depois que completar esses passos abra o programa de root que você escolheu e conecte o cabo USB no computador, em seguida, coloque a outra ponta no aparelho. O seu computador vai instalar os drivers ou reconhecer o dispositivo.

Depois que reconhecer você precisa seguir os passos do programa de root até clicar no botão “root”. Assim que acabar desconecte o gadget, reinicie o aparelho e pronto o processo já está finalizado.

Conclusão

Agora que já sabemos como fazer root no celular, precisamos tomar cuidado com as consequências disso. Embora, quando bem feito, ele permite algumas características e benefícios muito interessantes, há sempre que se tomar cuidado com esse tipo de processo.