Uma das coisas mais comuns é ver alguém aflito atrás de uma tomada para carregar seu celular. Isso acontece, porque a maioria smartphones, por mais modernos que sejam, sofrem do mesmo mal: o consumo excessivo de bateria e, consequentemente sua baixa durabilidade.

Enquanto os fabricantes não encontram uma saída para otimizar o consumo de energia, o Techtube traz algumas dicas que vão servir para te ajudar a fazer a bateria do seu smartphone durar mais.

Leitura Relacionada:

Ative o modo de economia de bateria

Mesmo sendo óbvio, nem sempre nos lembramos de ativar esse recurso. Ele deixa as funções do smartphone que mais consomem bateria em stand by enquanto elas não são usadas.

Desligue os aplicativos que não estão sendo usados

Não se esqueça de encerrar os aplicativos quando não forem mais ser usados. É comum ir abrindo um app sobre o outro e isso consome muito mais bateria do que se imagina.

Aqui cabe uma pequena objeção: Se você é daquelas pessoas que não fica 15 minutos sem mexer no celular, encerrar os aplicativos pode ter efeito contrário, ou seja, contribuir para descarregar a bateria mais rapidamente. É fácil compreender: ao encerrar o aplicativo e minutos depois iniciá-lo, há exigência maior do processador(e consequentemente da bateria) do que se o aplicativo estivesse em segundo plano, não ativo.

Ative o modo avião

Procurar rede faz com que o aparelho consuma mais bateria. Por isso, quando estiver num local onde o sinal não é bom ou até mesmo não existe (como carros em viagem, lugares ermos, subsolos e etc), ative o modo avião para economizar bateria. Dessa forma, seu celular não ficará em busca de sinal a todo momento e, portanto, economizará bateria.como_fazer_a_bateria_do_celular_durar_mais

Desative as notificações automáticas

Desative o maior número de notificações possíveis. Comece pelas menos úteis e, se conseguir, desative todas elas. O envio de notificações consome energia.

Desligue o Wi-Fi  e o 3G

Se você não está usando a internet do seu smartphone desligue os modos de conexão e, sempre que estiver usando um dos dois, desative o outro. Isso vai diminuir, e muito, o consumo de bateria.

Desative o Bluetooth

Quando o Bluetooth está ativado o celular fica procurando dispositivos próximos a ele. Isso também consome muita bateria.

Evite deixar o aparelho no silencioso

Se engana quem pensa que o toque consome mais bateria que o vibracall. Por isso, só deixe seu smartphone no silencioso quando for estritamente necessário.

Diminua o brilho da tela

Quanto maior o brilho da tela, mais bateria o aparelho gasta. Por isso, deixe a tela com o mínimo de brilho que você conseguir.

Desative os aplicativos que utilizam geolocalização

Principalmente as redes sociais como o Foursquare, Facebook e Twitter, ficam buscando a localização do aparelho. Isso também consome bastante energia. Você pode também fazer o procedimento seguinte.

Desligue o GPS

Se você não estiver usando o dispositivo de localização é melhor desativa- ló. Assim como o Bluetooth e o Wi-Fi, ele fica buscando dados e consumindo bateria.

Use aplicativos para gerenciar bateria

Tanto para Android quanto para iOS existem aplicativos que ajudam na economia de bateria. Vale a pena instalar um deles.