Fazer o backup do sistema é algo bem simples, muitas pessoas levam para a assistência técnica apenas para fazer um backup, mas vamos te mostrar que não existe segredo nenhum e qualquer pessoa pode fazer. Você não precisa ter muito conhecimento para isso e com o passo a passo que vamos te mostrar esse desafio será superado com um piscar de olhos.

Criar o backup do computador é muito importante, nele estão armazenadas muitas coisas da sua vida, dados pessoas, fotos, registro de gastos, documentos importantes e muitas outras coisas. Já pensou em perder tudo isso? É que fazer um backup é tão importante e necessário para qualquer pessoa, essa é a forma de proteger tudo que é seu contra roubo, vírus ou qualquer outro infortúnio que possa acontecer.

Vamos ensinar a fazer o backup de um computador que tenha qualquer verão do Windows, se o seu computador tem outro sistema nos conte, podemos te ajudar também. Vamos começar com os passos:

  • A primeira coisa que você deve fazer é apagar tudo o que precisa ser apagado, com o passar do tempo vamos juntando muitas coisas inúteis no computador, por isso você precisa parar e jogar fora tudo o que não precisa, assim você vai fazer o backup apenas das coisas realmente importantes.
  • Para começar a fazer o backup clique duas vezes do lado direito, você vai entrar na unidade Meu computador, é nesse local que estão salvas suas coisas. Se você não salva nesse local vá até no local que salva seus documentos.
  • Selecione a pasta e clique em copiar;
  • Depois você precisa localizar o lugar que você deseja armazenar essa cópia, clique no local e cole.

Você pode colar em um pendrive, pode salvar em um HD caso tenha muitos arquivos, ou até salvar na nuvem. A escolha do local que você vai armazenar seus arquivos importantes é sua.

Como fazer backup do sistema

É claro que existem outras formas de fazer o backup do computador, essa que mostramos é a mais fácil e simples, qualquer pessoa que usa o computador consegue copiar e colar aquivos. Mas vamos mostrar também uma outra forma de fazer backup. No Windows XP Professional é possível usar um utilitário de backup interno para fazer o backup. Também é bem simples, acompanhe:

  • Vá no menu “Iniciar”, selecione “Todos os Programas”, depois vá em “Acessórios”, selecione “Ferramentas do Sistema” e clique em “backup”;
  • Agora que está em local de programa de backup é só seguir as instruções que o programa disponibiliza na tela. O passo a passo é bem simples e o programa vai te ajudar.

Fazendo backup no Home Edition

Com o Home Edition você também pode fazer um backup diferente, nele você coloca um CD do Windows XP, depois é só seguir as instruções:

  • Abra o Meu computador e clique duas vezes no CD do Windows XP, depois clique em executar tarefas adicionais;
  • Em seguida clique em procurar este CD, a janela do Windows Explorer irá aparecer, depois clique duas vezes sobre a pasta “adicionar Valor”;
  • Clique duas vezes em “Msft” e depois duas vezes em “Ntbackup”;
  • Depois disso o utilitário de backup será instalado e então você pode executar, você vai seguir as instruções da tela e no final seu backup estará feito.

Existem muitas outras formas de fazer backup, de forma geral essas são as mais usadas e a mais fácil é a primeira que ensinamos. Você não terá dificuldade nenhuma para fazer o backup do seu computador.

Só não deixe para depois, se você viu que precisa fazer o backup faça logo, você pode se arrepender se não fizer quando achou que devia. Não esqueça também de anotar a data que fez o backup, não existe uma regra com a época certa para voltar a fazer outro backup, tudo vai depender do seu uso e da quantidade de arquivos que acrescentou.

Onde salvar os arquivos

Você tem algumas possibilidades e tudo vai depender do tamanho dos arquivos que você tem. Os mais usados são o CD, o pendrive e o HD, o CD geralmente é o que tem o menor espaço, ele também é mais chato de guardar e você corre o risco de perder seus arquivos com o tempo. Entre os três é a pior opção.

O pendrive é uma boa opção, como ele é muito pequeno, nossa dica é guardar em um local certo que você sabe que vai achar quando precisar. Existem muitos tipos de pendrive, alguns tem apenas 2 GB, mas outros são bem maiores.

O HD é uma ótima opção para quem tem muitos arquivos, fotos e vídeos, o espaço interno dele é bem maior. Uma pequena desvantagem dele é o preço que é bem diferente dos outros dois. Mesmo assim vale o investimento, pois você terá o HD por muito tempo.