Cada dia mais as pessoas então deixando os antigos desktops de lado e investindo em notebooks. Mas comprar um notebook nem sempre é uma tarefa fácil, já que estamos escolhendo um produto que vai nos acompanhar por muito tempo e que pode ser indispensável em alguns casos, como uso profissional, por exemplo.

Por isso é necessário fazer uma pesquisa e saber como escolher um notebook, aquele que atenderá todas suas necessidades. Já que por mais parecido que eles possam parecer nas configurações, sempre existem diferenças mínimas entre eles.

Mas o que é importante avaliar na hora da busca? Isso vai depender muito do que você está buscando. Entretanto, existem alguns itens que não podem ficar de fora dessa lista.

Pesquisar por nottebooks

Então como escolher seu notebook?

Procure o modelo que melhor atende você

A maioria das marcas oferecem três linhas de modelos de notebook, essencial, ultraportátil e performance – os nomes podem variar de acordo com a marca, mas o conceito é o mesmo.

A linha essencial contém os modelos mais simples e também mais comercializados. Com configurações básicas atendem bem aos estudantes e empresas que não desenvolvem atividades que exigem uma máquina com excelente desempenho.

Na categoria ultraportátil os modelos são mais finos e mais leves – ultrabooks.  Possuem um preço mais elevado, mas com uma configuração mais robusta.

Os de performance são para pessoas que precisam de um notebook de alto desempenho, seja para jogos ou trabalhos gráficos, por exemplo.

Tenha o suficiente de memória

Depois de escolher a linha que melhor atende a sua necessidade verifique se os modelos da sua preferência têm mais de 2GB de memória RAM. Com a melhoria dos sistemas operacionais e dos programas, uma memória de 1GB não é mais suficiente. O ideal é que o notebook tenha 4GB para garantir ausência total de problemas no desempenho de tarefas simultâneas.

Como escolher um notebook

Tenha uma boa bateria

Esse é um item muito importante! É difícil encontrar um modelo com bateria de alto rendimento, isso para não dizer impossível. Se você precisa usar seu computador muito tempo fora da tomada, a dica é optar por modelos de fabricantes que ofereçam a venda de baterias extras.

Outro ponto que deve ser levado em consideração: opte sempre por uma bateria com menos número de células. Quanto mais células, menos tempo seu notebook consegue focar longe da tomada.

Conectividade é essencial

Muitas vezes ficamos tão empolgados em olhar designs, hardware e memória que nos esquecemos de observar quais portas de entradas o notebook possui e para qual tipo de cabo. Isso pode ser um problema no futuro.

O ideal é que tenha pelo menos três entradas USB, uma HDMI e entrada para cartões SD. Além de conectividade via WI-FI.