Saber como criar uma máquina virtual pode ser muito útil por diversos motivos. Se você possui um Mac, por exemplo, com certeza sofre com programas que são incompatíveis com o seu sistema operacional. Isso pode ser resolvido criando uma máquina virtual e instalando o Windows nela, de forma que rode esses programas tranquilamente.

Felizmente, é muito fácil fazer esse procedimento e exige muito pouco conhecimento de informática. Neste texto vamos fazer um tutorial, passo a passo, em que explicaremos a forma correta de criar sua virtual machine.

Então, como criar uma máquina virtual?

Para fazer isso, primeiramente é preciso baixar um software que é especializado nisso. O mais famoso, e o que nós recomendamos aqui é o VirtualBox (clique aqui para fazer o download). Faremos o tutorial baseado nele, entretanto o procedimento é praticamente o mesmo com outros programas.

Outra coisa importante para criar sua máquina virtual é o sistema operacional. Você poderá escolher qualquer um que quiser, mas precisará de uma imagem (.iso ou outra extensão de imagem) do sistema. Isso é facilmente encontrado na internet e não iremos recomendar o download por motivos de ética.

1.     Iniciando o VirtualBox

Após instalado, inicie o programa e clique em “Novo” – que fica no canto superior esquerdo. Você dará um nome para seu PC virtual e escolherá o sistema operacional. No nosso caso, usamos o Windows 10, 64 bits. O resultado deverá ficar como na imagem abaixo:

Como criar uma máquina virtual

2.     Escolhendo a memória RAM

Esse é um passo importante no processo. Aqui você deve definir o quanto de memória RAM seu computador virtual terá. Se for apenas para testar programas leves, navegar na internet, testar sistemas operacionais diversos, 2GB dará conta do recado. Se for alguma atividade mais “pesada”, é interessante selecionar uma memória maior. No nosso caso, deixaremos com 2GB mesmo.

Escolhendo memória RAM do computador

Leitura Relacionada:

Clique em próximo e vamos seguir.

3.     Criando o disco rígido

Neste passo, você irá escolher o tamanho do seu HD Virtual. De novo, é relativo com a utilização que terá, mas recomendamos no mínimo 80GB. Deixe selecionado em “criar um novo disco rígido virtual agora”, clique em “Criar”. Na próxima tela deixe como está e clique em “Próximo”.

Criaremos com tamanho dinamicamente alocado para não influenciar tanto no desempenho do seu computador. Dessa forma, deixe como está e clique em “Próximo” novamente. Você deve chegar na seguinte tela:

Definindo o HD da máquina virtual

Selecione o tamanho que deseja, no caso faremos com 80GB, e clique em “Criar”.

Instalando o sistema operacional

Teoricamente sua máquina virtual já está criada. Agora precisamos definir qual o Sistema Operacional (saiba mais sobre sistemas operacionais)vai rodar nela. Para isso, selecione a que você acabou de criar e clique em iniciar (a setinha verde em cima).

Iniciando o PC Virtual

Agora você irá precisar da imagem do Sistema Operacional que deseja. Ao iniciar, clique na pastinha amarela ao lado da caixa selecionável. Busque onde está sua imagem e comece a instalação.

Escolhendo a imagem

Depois de escolher a imagem, deverá ficar assim:

Final

Clique em “Iniciar” e comece a instalação do Sistema Operacional. O processo é um pouco demorado, mas bem fácil de se fazer.