A banda larga revolucionou o modo de usar internet no Brasil. Antigamente, para se usar internet era necessário pagar provedor ou aguardar aos finais de semana ou madrugada para poder pagar menos. E independente da opção escolhida, você ficaria totalmente sem telefone fixo.

Com a internet mais rápida esses problemas acabaram: agora você pode usar internet com velocidade, a qualquer momento do dia, em todos os dispositivos que se conectam em sua casa ou no trabalho e não paga nem um centavo a mais por isso.

No entanto, muitas pessoas notam um problema na hora de usar sua internet banda larga: parece que a velocidade não é a mesma de quando se contratou o pacote ou parece que sua internet está um pouco lenta.

Leitura Relacionada:

Se a alternativa de alteração do pacote da internet e aumento da velocidade (que vai custar a mais do que já se paga) está fora de questão ou não é a primeira opção, te mostraremos, em alguns passos, como aumentar velocidade da internet.

Então, como aumentar velocidade da internet?

como aumentar velocidade da internet

Primeiro passo: Escolha um bom roteador

O roteador é o aparelho responsável por distribuir o sinal da internet wi-fi para todos os eletrônicos de sua casa ou de seu trabalho.

Existem diversos modelos no mercado, assim como existem diversas opções de velocidade de internet que você pode contratar.

Como os preços dos roteadores variam muito de um para o outro, pode ser que o roteador que você utiliza não seja o mais adequado para distribuir o sinal da internet pela qual você está pagando.

É simples: pode ser que o roteador não tenha a capacidade de distribuir totalmente o sinal pois ele não tem capacidade de receber toda a velocidade e sua capacidade de ampliação de sinal é baixa. Portanto, verifique se eu roteador atende à velocidade da sua internet.

Em caso negativo, ou caso o seu roteador seja muito antigo invista na substituição do equipamento.

Outra dica importante é: caso você use a internet em equipamentos muito longe do roteador, separados por muitos cômodos é natural que a velocidade recebida seja mais baixa. Considere mudar de lugar o roteador ou usar o seu computador ou smartphone mais próximo ao local onde o roteador fica.

Lembre-se também de colocar uma senha em seu roteador para evitar que outras pessoas utilizem o seu sinal e assim a velocidade seja dividida.

Faça uma faxina no computador

Muitas vezes o problema está no seu computador. Caso ele esteja infectado com vírus ou malwares, ele vai começar a ficar mais lento e muitas vezes essa lentidão é percebida no momento em que você estiver navegando na internet.

Você pode pegar vírus ou malware no seu computador ao acessar uma infinidade de sites, nem sempre eles são tão prejudiciais ao ponto de estragar totalmente seu computador e você ter que substituí-lo.

Muitos deles são na verdade silenciosos, se instalam em sua máquina e você nem percebe no dia a dia que eles estão ali.

Para resolver esse problema e otimizar o seu computador basta que você faça uma espécie de faxina no computador.

Você deve instalar, atualizar o banco de dados e rodar um bom antivírus. Após a varredura ele te fornecerá um relatório completo de tudo que foi achado em seu computador e te dará a opção de escolher entre mandar para a quarentena ou apagar os dados que estão atuando seu computador.

Leitura Relacionada:

Além do antivírus é necessário fazer uma varredura com outros programas que busquem por malwares. O malware (derivado da expressão malicious software ou software malicioso) é um software (programa) que se instala em seu computador de forma ilícita, ou seja, sem você notar ou permitir, com o intuito de roubar informações confidenciais, realizar alterações ou causar danos.

Os vírus, worms, spyware e trojans nada mais são do que malwares. No entanto, nem todos os malwares são rastreados e identificados através dos programas antivírus mais comuns. Por isso é importante que além da varredura do antivírus você faça uma varredura com um bom antimalware.

Dessa forma seu computador ficará realmente limpo e protegido.

Algumas dicas de bons programas para varredura e otimização do seu pc

Existem muitos programas bons para otimizar seu pc que são gratuitos. Dois bons antivírus são o AVAST e o PSafe. Você também pode fazer esse procedimento em seu smartphone: Melhores antivirus para Android

O Spybot e o Malwarebytes Anti-Malware são excelentes antimalwares. São muito fáceis de usar e possuem um banco de dados bem amplo, eliminando assim uma grande quantidade de arquivos infectados. As atualizações do banco de dados normalmente são semanais, portanto o ideal é a varredura seja também semanal. V

Junto a esses programas, utilize também o programa CCleaner. Ele limpa os registros do seu computador, elimina cache e arquivos inutilizados. Após a varredura e eliminação dos arquivos, você notará um desempenho melhor, devido à otimização.

Infelizmente, esses passos de como aumentar velocidade da internet são os que estão ao nosso alcance. Os provedores de internet, no Brasil, deixam a desejar se comparados com outros países e, caso isso não resolva seus problemas, a saída é troca de provedor ou contratar um pacote mais robusto.