Você liga seu computador e tenta abrir o programa que você quer usar e BAM! – aparece uma notificação falando que o driver do computador está desatualizado.

Se você tem domínio de conhecimentos gerais sobre informática e seus dispositivos provavelmente você vai simplesmente resolver o problema. Do contrário, você vai se perguntar ou perguntar a seus amigos que “entendem de computador” o que você faz para atualizar o driver do computador.

Vamos facilitar a sua vida! Se o seu computador precisa de uma atualização, temos algumas dicas para você!

Para que serve o driver e quando ele precisa ser atualizado

O driver é um software básico (programa) que tem como função realizar a comunicação entre o sistema operacional e os demais componentes de hardware (peças e dispositivos do computador) utilizados.

Se você precisa de uma impressora ligada a seu computador, você precisa do hardware – a impressora, e do driver – o programa que você instala no computador que faz com que ela funcione no seu micro.

como-atualizar-drivers-do-computador

Mas não são apenas hardwares que podemos ver que precisam de drivers, na verdade todos eles precisam. Isso significa que seu computador possui diversos drivers instalados que fazem com que o HD, a memória RAM, a placa de vídeo, o DVD ou CD, e todos os outros componentes dele funcionem perfeitamente.

E esses drivers precisam de atualização! As atualizações são periódicas e podem ocorrer quando existe a atualização do sistema operacional ou em períodos diversos, simplesmente quando o fabricante verifica a necessidade de disponibilizar a atualização para melhor funcionamento do equipamento.

Alguns hardwares não funcionam se o usuário não fizer a atualização – isso ocorre pois é através da atualização que o driver proporciona o melhor funcionamento e comunicação entre o SO e o hardware. Por isso é importante manter os driver do seu computador sempre atualizados, para garantir que tudo funcione perfeitamente e sem falhas.

Caso você faça a formatação do seu computador, também será necessário reinstalar todos os softwares e atualizar todos os drivers.

Como atualizar o driver do computador

Existem diversas formas de você atualizar os drivers do computador. Algumas são bem simples, vamos nos focar nessas soluções práticas.

  • #1 Pelo CD do fabricante

Quando você compra um dispositivo ou um hardware, normalmente o fabricante oferece o CD de instalação com o driver. Você pode utilizar o próprio CD para reinstalar o driver, bem como atualizá-lo – alguns oferecem a opção de atualização pelo CD, quando conectado à internet.

Caso o CD seja muito antigo ou você não o tenha mais, você deve ir para a segunda opção de como atualizar o driver do computador.

  • #2 Pelo próprio site do fabricante

A segunda forma, muitas vezes a mais prática, é entrar no site do fabricante e procurar pelos softwares e atualizações de drivers. Para isso você deve saber qual o nome e modelo do hardware. Por exemplo: qual o modelo de impressora você usa? – a partir daí é só buscar no site do fabricante.

  • #3 Pelo Windows Update

Se você usa o sistema operacional Windows, ele oferece atualização de drivers automaticamente ou quando você autoriza. Basta você acessar o Windows Update e verificar quais as atualizações e baixar.

Se você usa o Windows 8, melhor ainda: ele faz a varredura automaticamente e te informa do que pode e deve ser atualizado.

Caso você tenha dúvidas ou não localize a atualização, o mais seguro é você pedir ajuda a um profissional. Caso haja desconfiguração dos softwares ou incompatibilidade dos drivers, seu computador pode parar de funcionar até o problema ser sanado.