Enquanto o Windows 10 não é oficialmente finalizado e lançado no mercado, o Windows 8 continua a última versão do sistema operacional mais utilizado no mundo.

Existe uma atualização para esse sistema, que já vem na maior parte dos computadores comprados hoje em dia ou tablets. É o Windows 8.1.

Se você ainda tem Windows e quer saber como atualizar o Windows 8 para 8.1, siga esse tutorial com passo a passo e aproveite.

O que é Windows 8.1

O Windows 8.1 é a atualização do Windows 8. Caso você utilize o Windows RT 8, a atualização é a RT 8.1.

O sistema operacional tem a mesma interface da versão anterior, contudo possui alguns aprimoramentos importantes e recursos de personalização e de pesquisa que foram desenvolvidos para melhorar a experiência do usuário.

Outra vantagem dessa atualização é a liberação do acesso touchscreen – ideal para PC’s e tablets.

Como atualizar o Windows 8

Se você já é usuário do Windows 8 ou Windows RT 8, a atualização é gratuita e muito simples. Caso contrário, você deverá comprar a versão.

A atualização é feita através do próprio Windows Store, uma novidade que está presente a partir dessas versões.Como atualizar o Windows 8

Antes de dar início à atualização, não se esqueça de:

1 . Fazer backup de seus dados e arquivos pessoais como textos, fotos, vídeos, músicas, etc;

  1. Liberar espaço no HD – para o Windows 8.1 você precisará de 3.000 MB para 32 bits e 3.850 para 64 bits e para o Windows RT 8.1 de 2.250 MB livres no disco;
  2. Baixe as atualizações recomendadas pelo Windows;
  3. Desative temporariamente o programa antivírus – alguns programas bloqueiam a atualização, por achar que ele é um vírus. Depois de o sistema atualizado, basta reativá-lo.

Feito tudo isso, vamos à atualização para o Windows 8.1 de fato!

Para isso:

  • Acesse a tela inicial
  • Acesse o ícone “Loja”
  • Procure por “atualização Windows 8.1” e baixe
  • Instale a atualização
  • Reinicie o computador (conforme solicitado) – se você estiver fazendo algo, o aplicativo demorará 15 minutos para dar consequência à atualização automaticamente, salve todos os arquivos em aberto para não perde-los.
  • Escolha suas configurações rápidas – se preferir poderá defini-las a partir de edição depois
  • Entre com sua conta da Microsoft – se não tiver ainda uma, aproveite e faça a sua
  • Logado, comece a aproveitar seu novo Windows – agora como Windows 8.1
  • Se preferir, configure o OneDrive durante a instalação – armazenamento em nuvem essencial para backup de seus arquivos pessoais.

Feito esses passos, você terá o Windows 8 atualizado e pronto pra uso. Se tiver alguma dúvida sobre como atualizar o Windows 8, comente!