O canal da Tecnologia

Em construção

Aprenda 8 dicas para montar o currículo ideal

0

Quando desejamos uma vaga de emprego, o primeiro passo é demonstrar nossas competências para conseguir a oportunidade.

Aprenda a montar o seu currículo e ganhe um ponto positivo para passar pela primeira etapa na seleção de emprego.

Dicas para montar o seu currículo:

  1. Síntese e clareza

Provavelmente, o responsável pelo processo de seleção precisará revisar muitos currículos para encontrar os candidatos que considera mais adequados para o cargo. Portanto, é fácil imaginar como é desesperador encontrar documentos cheios de informações desnecessárias, textos restritos, tamanhos de fonte estranhos etc. Certifique-se de acrescentar apenas as informações pertinentes ao cargo que deseja ocupar na empresa, de forma clara.

  1. Fácil de ler

Nosso currículo deve permitir a leitura rápida, deixando na mente da pessoa uma imagem definida de quem somos e de onde viemos. Normalmente, considera-se que um currículo deve ter uma estrutura clara e mostrar os pontos-chave, especialmente no que diz respeito à posição em que é escolhido.

  1. Linguagem simples e frases curtas

Contemple dados relacionados aos nomes das empresas para as quais você trabalhou, datas e posições, bem como aos estudos. Tente fornecer respostas para estas perguntas: o que, onde e quando.

  1. Estruturado em várias categorias

Para facilitar a leitura e localização dos dados de interesse, o currículo deve ser dividido em várias categorias. No primeiro, forneceremos nossas informações pessoais, começando com nosso nome e sobrenome, além da fotografia.

  1. Escolha uma fotografia apropriada

Esta fotografia, se incluída, não deve estar muito escura e deve nos mostrar uma imagem positiva e profissional. Algumas pessoas preferem não incluí-lo, mas lembre-se de que é sempre mais fácil lembrar um rosto do que um nome, a foto pode demonstrar empatia.

  1. Informações biográficas e de contato

Também é importante se atentar as informações pessoais, como: data de nascimento, endereço, número de telefone de contato, e-mail e site (desde que agregue valor a vaga concorrida).

  1. Informações acadêmicas

Após os dados pessoais, criaremos outra seção “formação acadêmica”, que é o local ideal para informar nossos diplomas acadêmicos: como o ensino médio ou superior. Também é aconselhável adicionar outros tipos de conhecimento, como idiomas, automação de escritório etc.

  1. Informações trabalhistas

Abriremos uma seção que podemos chamar de “Experiência Profissional”, onde capturaremos as informações relacionadas a ela. Podemos introduzir a partir de práticas ou empregos profissionais. Mas, se tivermos muitas experiências ou várias delas são de curta duração, devemos ser seletivos e colocar aquelas que estão mais próximos da natureza do trabalho que escolhemos.

Considerações finais

Seu objetivo é conseguir o primeiro passo, passar por uma entrevista de emprego; portanto, cuide do design e evite erros de ortografia a todo custo.

O currículo à primeira vista, deve ser um documento que convida à leitura e, em seguida, é capaz de convencer com o conteúdo.

Gostou do artigo? Agora que já conferiu as dicas do TechTube de como montar o seu modelo de currículo primeiro emprego, não perca mais tempo, monte o seu currículo e vá atrás do emprego dos seus sonhos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.