Pular para o conteúdo

A importância de ter um site na internet

Um site é como uma identidade virtual. Trata-se da forma como as pessoas te acham quando procuram nos mecanismos de busca a respeito do assunto que você trata.

Além disso possuir um site irá expandir seu relacionamento com clientes atuais e potenciais.

Buscando dessa forma aumentar, de acordo com seus objetivos, sua possibilidade de venda, conversão ou divulgação.

Cortando custos, visto que o custo que você terá para registrar um domínio e abrir uma conta num servidor de hospedagem de sites é muito baixo, principalmente se comparado ao custo de manter uma loja física.

 Sem dúvida estar conectado à internet, (nesse contexto por intermédio de um site), é uma necessidade para qualquer empresa que almeja ampliação de mercado, consolidação da marca e otimização de receitas.

A concorrência acirrada em um mercado cada vez mais voltado aos meios tecnológicos, obriga as empresas do universo contemporâneo a criarem uma identidade virtual.

Com isso a importância de um site, essencialmente no cenário empresarial, aumentou de forma significativa; o que propõe ao dono de qualquer micro empreendimento uma reflexão sobre o quão grande é a importância de um site para alavancar seu negócio.

Ter um bom site passa ao consumidor a imagem de uma marca forte e de uma empresa sólida e confiável.

Além disso, ao contrário das mídias convencionais (jornais, televisão, rádio etc.), quando se anuncia na internet  é possível  receber contrapartida imediata do público- alvo.

Com acesso a opinião dos seus clientes em tempo real, e em caso de surgir um erro de execução ou algo fora do esperado em seu site, a correção pode ser feita de forma imediata, diminuindo drasticamente o número de clientes não atendidos se compararmos o mesmo “case”, em um cenário diferente como em uma loja física.

A facilidade em mensurar dados e avaliar experiências dos usuários, se torna evidentemente mais clara quando se trabalha com um site.

Além de que a sociedade atual busca por facilidade e meios de poupar tempo, principalmente em tarefas diárias como por exemplo fazer o supermercado, que aliás hoje em dia é possível que seja feito de forma online.

Um site é uma ótima opção se você é do tipo de pessoa que gosta de olhar as métricas para analisar os dados e fazer previsões futuras. Geralmente E-commerce fazem esse tipo de análise para calcular a previsão de vendas futura.

A variedade de métricas disponíveis nesse contexto é vasta e pode te ajudar a medir a eficiência do que você exibe dentro do site, tal como conteúdo, layout e abordagem usada com os seus clientes.

Desta forma fica muito fácil entender o comportamento dos seus visitantes, tomar decisões, melhorar a apresentação da sua empresa e consequentemente gerar resultados.

Além disso alguns mercados estão fortemente ligados à sua localização geográfica. Analisemos um exemplo: sua empresa de transportes atua no sul do país, inicialmente não teria interesse em anunciar na região norte por exemplo, visto que seu público-alvo é regional.

Porém pense em turistas que visitam sua região e precisam de transporte para se locomover. Nesse caso a forma mais rápida de encontrar uma empresa de transporte da região, é por intermédio de um site na internet.

A importância de ter um site e mantê-lo atualizado implica em diversos aspectos para o seu negócio, analisar essa possibilidade é fundamental para ampliar os horizontes da sua empresa e gerar mais resultados.

Quer mais razões que expliquem a importância de um site?

Estar o tempo todo e em qualquer tela!

A grande maioria das empresas funciona apenas em horário comercial, neste período suas portas estão abertas, seus vendedores estão disponíveis e sua vitrine está exposta.

Porém e se seus clientes não conseguirem se deslocar durante o horário de funcionamento da sua empresa?

Contratar funcionários para o período noturno ou aumentar o horário de funcionamento implicaria em aumentar o custo mensal, com encargos trabalhistas, com consumo de energia etc.

Porém um site consegue atender seus clientes, exibir seus produtos, divulgar sua marca e aumentar os resultados, enquanto sua loja física não está em funcionamento!

Para isso basta manter alguns atributos essenciais do seu site atualizados, como por exemplo:

Layout: manter o layout do site personalizado e atual, facilita uma boa colocação dele entre os demais. As tendências se alteram ao longo do tempo e os layouts dos sites também. Assim, é importante acompanhar tais mudanças.

Post bem trabalhados: sem dúvida as pessoas buscam por inovação e conteúdo novo. Todos queremos conhecer algo diferente e ninguém mais suporta a “mesmice” de conteúdo. Se comprometa a publicar novidades sempre que possível, pois isso é essencial para seu site.

Espaço para comentários: saber ouvir o que os usuários têm a dizer facilita grande parte do seu trabalho! Acrescente um bloco de comentários em seu site e comece a trabalhar mudanças e personalizações, a partir desses comentários.

Blog: acrescente um blog e divulgue posts com temas relacionados ao seu site. Dessa forma a possibilidade de pessoas que irão acessar seu site vai aumentar consideravelmente.

Velocidade de Carregamento: Manter qualidade na velocidade de carregamento do seu site é essencial para que o tráfego dele cresça de forma contínua e relevante.

Outro ponto a ressaltar sobre a importância de ter um site, está relacionado com o fortalecimento da marca que ele proporciona!

A solidez de uma marca é muito importante para passar credibilidade ao consumidor no momento da tomada de decisão. Uma marca conhecida é capaz de inspirar a confiança necessária para que, o cliente escolha com assertividade a sua empresa.

Construir uma marca de valor pode levar muito tempo e demandar um grande esforço, porém ter um site na internet pode encurtar um pouco este caminho.

Ainda, ter um site é essencial para quem quer gerar leads. O processo é simples: as pessoas encontram o seu site, se interessam pelo conteúdo que você oferece e cadastram seu e-mail para receber mais informações ou trocam essa informação por um material educacional que você tenha produzido.

De posse desse lead, a próxima etapa é qualificá-lo até que ele esteja pronto para a compra. Assim você atinge seu público-alvo, aumenta o número de leads e aumenta a visibilidade da sua marca.

Um site é uma ferramenta essencial na construção de uma marca e/ou empresa.

A importância de um site é principalmente percebida quando se fala de vantagem competitiva entre a concorrência.

Portanto comece a construir sua identidade virtual imediatamente e dessa forma alcance resultados nunca obtidos antes!

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *