5 práticas de UX recomendadas para sites profissionais

Cada vez mais, os clientes estão precisando ser tratados com atenção e cuidado. Isso, pois a alta competitividade entre as empresas fez com que os consumidores tivessem um leque de opções diversas.

Isso significa que os clientes, que já eram necessários para a sobrevivência de qualquer empresa, agora se tornaram mais difíceis de se tornarem consumidores fidelizados.

Para você ter uma ideia, a empresa Salesforce realizou uma pesquisa que comprovou o seguinte fato:

Cerca de 80% dos clientes de diversos países consideram que o atendimento e a experiência devem ser o ponto crucial para que uma compra seja realizada. Esse fator é mais importante até mesmo do que a própria qualidade dos produtos e serviços em sí.

Por essa razão, levar a melhor experiência para seus potenciais clientes e consumidores é um diferencial que deve ser levado em todos os momentos da empresa.

E um dos meios mais simples e eficientes de demonstrar uma boa experiência é por meio do seu próprio site. Quer saber como utilizar essas dicas para se destacar, atrair mais cliente e maximizar suas vendas? Então continue acompanhando esse post! Vamos nessa?

O que é UX?

Antes de tudo, precisamos primeiro entender sobre o significado desse conceito. O UX, por sua vez, significa “User Experience”, ou, e é traduzido ao pé da letra como experiência do usuário.

O UX tem como objetivo criar e desenvolver estratégias e métodos, com o intuito de aperfeiçoar toda a experiência que um potencial cliente ou um consumidor tenha.

Em relação ao site, o UX promove estratégias para que a experiência do usuário seja satisfatória, desde o momento que o mesmo entra na plataforma, até sua navegação e saída do portal.

De outra forma, o UX tem como finalidade descobrir e analisar como o usuário está se sentindo em relação a funcionalidade, design, informações, navegabilidade, entre outros aspectos positivos e negativos do site.

Imagine que você está navegando em uma página de grama sintética decorativa, por exemplo.

Ao entrar na plataforma, é comum você procurar todas as informações relacionadas ao produto, como: se há garantia ou riscos na compra, quais os critérios para sua utilização, entre outros.

Além disso, caso você acesse por um dispositivo móvel, a funcionalidade da página deve ser tão eficiente quanto como se fosse acessada por um computador, por exemplo.

Esses fatores são essenciais para um usuário estar disposto a realizar uma compra em um site. É por essa razão que as estratégias de UX estão cada vez mais sendo utilizada!

Quer saber como você pode aplicar alguma das estratégias de UX mais eficazes? Então veja agora mesmo:

Seja responsivo

Como dissemos acima, um dos fatores cruciais para promover uma boa experiência para os leads e clientes é transformando seu website em uma plataforma responsiva.

Por sua vez, um site responsivo pode ser facilmente acessado a partir de qualquer dispositivo, seja ele um smartphone, computador, tablet, entre outros eletrônicos.

Se você possui uma página de pigmentos para plásticos, por exemplo, além da plataforma ter uma navegabilidade funcional e otimizada, as informações sobre os produtos e a empresa também devem estar bem claras e nítidas para que os leads e clientes possam encontrá-las sem impedimentos ou dificuldades.

Por essa razão, planeje juntamente com profissionais qualificados do ramo de webdesign e faça as todas as alterações necessárias para tornar seu site mais otimizado e responsivo!

Faça chamadas e call to action relevantes

Um call to action, ou simplesmente CTA, se trata de um link indicando o usuário a saber mais sobre um determinado assunto ou direcioná-lo a fazer alguma ação, como um link de “acesse agora” ou “clique aqui!”, por exemplo.

Normalmente, o CTA e as chamadas são feitas para avançar um usuário em sua jornada de compra. Você pode inserir CTA’s de assuntos mais aprofundados ou de alguma promoção na plataforma do site, por exemplo.

Assim, as informações contidas na plataforma se tornam mais otimizada e o usuário pode navegar com mais facilidade entre as páginas do site!

Deixe espaços de comentários e abas de interação

Quando você produz algum conteúdo ou adiciona uma página de venda do seu produto ou serviço, é muito importante que você pense também se os leads e clientes vão ter alguma dúvida ou procurar alguma informação adicional.

Se seu site fornece resina epóxi, é comum muitas pessoas terem dúvidas na hora da compra e, por isso, os comentários e abas de interação podem ser o fator-chave para que os leads avancem no estágio da compra.

Dessa forma, você consegue também se relacionar e se aproximar dos clientes de uma maneira mais informal. Use a comunicação a seu favor e se destaque!

Aposte em chatbots

E por falar em comunicação, uma ferramenta que vem atraindo os olhares de muitas pessoas e empresas são os chatbots.

O chatbot é um software programado que dispara mensagens padronizadas, com o objetivo de solucionar a dúvida dos potenciais clientes e consumidores sobre determinado produto e serviço.

Eles normalmente são adicionados nos cantos inferiores da plataforma, ficando visível em todas as páginas que o usuário acessar.

Assim, se ele possuir alguma dúvida ou quiser entrar em contato com a empresa de uma forma mais simples, os chatbots serão uma excelente opção!

Além dos chatbots, também existem os assistentes virtuais, que possuem o mesmo objetivo, só que são pessoas respondendo as seguintes mensagens e dúvidas. Assim, a comunicação pode se tornar ainda mais personalizada e eficaz. O que você acha disso?

Monitore a experiência dos seus clientes

Além de todas essas estratégias, monitorar como está o desenvolvimento do UX em sua plataforma também é importante.

Uma das formas de promover esse monitoramento é por meio das pesquisas de satisfação. Você pode oferecer pesquisas com brindes ou cupons de promoções para incentivar os usuários a responderem essa pesquisa e serem honestos sobre a experiência do seu site.

Agora que você já sabe sobre as melhores estratégias de UX, o que acha de aplicá-las em seu próprio website?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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