Pular para o conteúdo

5 dicas para melhorar o formulário do seu site e aumentar as conversões

Há tempos que no mercado existe uma discussão sobre quais devem ou não ser os elementos responsáveis por fazer parte de um formulário específico. Quando montamos um documento como esse, normalmente levantamos diversos tópicos a serem analisados para que o número de conversões aumente e gere mais negócios para sua empresa.

Trazendo para o meio digital, especificamente a internet, os formulários são muito importantes para que sejam feitas diversas atividades. Em grande parte das vezes que ele é feito, é com o objetivo de recolher informações para que, posteriormente sejam analisadas. Tudo o que for analisado serve de base para a criação de uma estratégia de marketing.

Segundo um levantamento realizado pela E-bit/Nielsen, as transações realizadas em ambiente virtual tiveram um crescimento de 12% em 2018 se analisada com os dados do ano anterior. No total, foram mais de R$ 53 milhões de renda.

Mas fique tranquilo, porque elaboramos um artigo bem bacana sobre algumas formas para melhorar o formulário do seu site e aumentar as conversões. Vamos nessa?

Pense na quantidade de campos que serão preenchidos

Você deve estar pensando: tudo bem, mas isso é realmente importante? A resposta é simples: sim! Apesar de parecer bobo, esse detalhe pode fazer toda a diferença. Provavelmente você já teve que responder um formulário. Nesse momento, provavelmente teve que enfrentar um formulário imenso, cheio de perguntas a serem respondidas, não é mesmo?

É importante deixar claro que um formulário grande não é sinônimo de qualidade e assertividade, viu? Ele pode representar algo cansativo e desconfortável para quem está preenchendo. Às vezes, algo mais enxuto e compacto seja o suficiente para ter o resultado que precisa.

Vale destacar que, quando falamos de formulários, é necessário ter em mente que menos é sempre mais! Então, dispense informações desnecessárias. Leia todas atentamente as questões, aquelas que foram apenas para aumentar o formulário.

Fique atento na forma como os textos são colocados

Tenha sempre em mente que o objetivo do formulário é fazer com que o cliente sinta o interesse do usuário e, com isso, possa fazer com que ele não só responda até o fim, como também se torne um consumidor do seu produto ou serviço oferecido.

Então seja direto e realize um estudo de palavras bem interessante, de modo que contenha gatilhos de qualidade. Essa pode ser uma boa prática para entender o usuário e deixá-lo à vontade. Diversos são os elementos que fazem parte do formulário e precisam servir esse propósito.

De modo geral, para que o cliente tenha o interesse em responder o formulário que tem como finalidade absorver a opinião sobre galvanização a fogo, ou até mesmo assuntos diversos, é preciso que seja algo claro, direto e que chame a atenção.

Não esqueça de valorizar o design do formulário

É claro que não existe um formato específico para que isso seja feito, mas podem ser seguidos alguns requisitos interessantes para deixar o formulário mais completo e chamativo. O ideal é que ele não seja muito longo e nem saia muito do foco com suas perguntas.

Uma dica interessante a se seguir é optar por formulários com apenas perguntas e um botão com uma cor em destaque, normalmente em vermelho. A ideia é que esse botão se destaque em relação ao resto do layout da página.

Vale destacar que, é interessante que o formulário conte com uma adaptação para diversos dispositivos. Vamos ser sinceros, atualmente, as pessoas navegam não apenas em desktops, como também em tablets e smartphones. As telas são diferentes, e o ideal é que o formulário se adapte à isso.

Quando você entende seu cliente e quais os meios que ele navega fica mais fácil de elaborar essas adaptações. Por exemplo, uma empresa pretende saber como foi o atendimento do funcionário ao realizar a manutenção de aquecedor a gás. Porém, estatisticamente, seus clientes costumam acessar a internet pelo smartphone. É importante, então, que esse formulário contemple essa opção.

Trabalhe com a psicologia

O psicológico do cliente deve, sempre ser levado em consideração. Pense que existe uma linha que o perfil do seu público-alvo segue. O tamanho dos formulários, a forma como os textos são escritos, o design da página, tudo deve ser levado em consideração para que o cliente seja atingido.

De modo geral, um potencial cliente precisa se sentir à vontade. Vários testes desenvolvidos garantem que quando você consegue proporcionar um formulário com um call-to-action muito bem definido, o aumento na conversão é considerável.

Pense que, quando os formulários são longos, você pode adotar uma técnica de dividi-los em duas etapas. Isso porque, assim, dá a sensação de algo mais curto e dinâmico. Aliás, o dinamismo é fundamental para a aceitação dos clientes.Enfim, não pode esquecer de solicitar informações básicas como nome, e-mail e telefone

Outra dica que é relevante destacar é, sempre lembrar de verificar a legibilidade do seu formulário de inscrição. É importante que os clientes leiam e entendam, perfeitamente, o que está sendo perguntado. Assim, o resultado será claro e não terão erros de interpretação de informações. Lembre-se que informação é considerado um dado.

É possível aumentar seu negócio utilizando o formulário

Os formulários são extremamente eficientes para coleta de dados e conversão. Com eles é possível desenvolver diversas estratégias de melhoria para seu negócio, ter uma percepção do que os clientes estão gostando ou não e, até mesmo, criar tendências.

Tudo o que você constrói com base nos formulários impacta, de forma constante as taxas de conversões, considerando que você é uma fonte de referência e de boa autoridade e que você oferece ímãs de leads convincentes.

Então fique tranquilo. Basta criar de emails para dar mais força para a sua base de leads, desenvolver diversas propostas de ofertas relevantes e a qualidade do seu produto. E não ache que os formulários possuem segmentos específicos para darem certo. Uma empresa de oxigênio medicinal, por exemplo, também pode contar com o auxílio de uma formulário.

 

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *