Quase todo lugar que há internet hoje em dia, há um roteador. Isso por causa dos dispositivos móveis (inclusive notebooks) que se fazem cada vez mais presentes no cotidiano. Da mesma forma, sempre há alguém insatisfeito com o alcance do Wi-Fi, não é mesmo?

Então é importante entender qual o melhor roteador wireless para sua casa, ou talvez a solução seja apenas um repetidor de sinal. Antes de começarmos a falar sobre quais são as melhores opções que o mercado oferece hoje em dia, vamos falar um pouco mais da segunda opção, que pode resolver seus problemas de uma forma incrivelmente mais fácil.

O que é um repetidor de sinal?

Repetidor de sinal

Como o próprio nome já diz, ele repete o sinal de um roteador já existente. Sua única função é essa, porém o faz com incrível eficiência e não há quem não goste dos resultados obtidos com ele.

Imagine que, em sua casa, o sinal só chegue até o corredor e não alcança o quarto, por exemplo. Se há sinal no corredor, um simples repetidor de sinal ali iria resolver – ele “pega” o Wi-Fi do corredor e rebate, obtendo maior alcance.

Infelizmente, assim como comprar um novo roteador, essa opção também não é muito barata. Entretanto, ela oferece muito mais facilidade, já que é só colocar esse dispositivo na tomada.

Melhor roteador wireless por categoria:

Para longas distâncias

Se você procura um aparelho de longo alcance, tenha em mente que mesmo as melhores opções dessa categoria podem ter seu desempenho reduzido por “barreiras de sinal”, como paredes e outros obstáculos para sua rede Wi-Fi.

Dito isso, vamos aos melhores roteadores de longo alcance:

1. Netgear WNDR4500

Netgear WNDR4500

Muito bem conceituado e passando em vários testes de distância. Isso se deve ao fato de possuir banda dupla simultânea de transmissão, o que garante maior amplitude de alcance.

Além disso, o modelo possui também velocidade de 900 Mbps, o que também é um grande diferencial no mercado de roteadores Wi-Fi nos dias de hoje.

2. LINKSYS EA4500

LINKSYS EA4500

Esse dispositivo possui praticamente as mesmas configurações do Netgear que está em primeiro lugar. Entretanto possui um preço um pouco mais elevado, perdendo, assim, no custo benefício.

Suas especificações são:

  • Banda dupla simultânea de transmissão: para longas distâncias;
  • Velocidade: 900 Mbps;
  • Uma porta USB 2.0

Para rede doméstica

Essa categoria é para quem procura algo mais em conta e que se bom e barato. Os modelos abaixo colocados irão suprir quase todos os ambientes domésticos com muita facilidade.

TP LINK WDR4300

Qual o melhor roteador Wireless

Este modelo é bastante recomendado em locais com bastante usuários, uma vez que possui uma característica focada isso – ele divide o sinal igualmente. Possui três antenas aumentando sua capacidade, desempenho e alcance. Além disso ainda possui entrada USB para diversas aplicações de uso.

A velocidade de transmissão de dados é algo impressionante, chegando perto dos 750 MB. Claro que é algo que nunca será alcançado nos dias de hoje, mas já podemos ter uma ideia do poder deste modelo, consolidado entre os melhores roteadores do momento.

TP LINK ARCHER C8

Melhores roteadores wireless

Este roteador é um dos melhores do mercado quando se trata de sinal wireless destinado a usuários – aqui não se encaixa empresas, por exemplo. Sua capacidade de transmissão é absurda, batendo a marca dos 1.75 GBs.

Também possui três antenas, como a maioria dos roteadores tops de linha existentes hoje em dia, e duas portas USB.

Conclusão

A escolha de um roteador não é algo muito complicado, mas é sempre bom prestar atenção em algumas coisas como velocidade de transmissão, alcance (número de antenas) e algumas outras funções auxiliares – como presença de portas USB, por exemplo.

Os modelos citados nesse texto não são os melhores roteadores wireless do mundo, até porque eles estão fora da realidade do consumidor comum, mas com certeza são excelentes opções do mercado em 2016.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá…. Preciso comprar um roteador pois o “bicho está pegando” por aqui. Moro num sobrado e a internet entra num PC que está no 2º. Pavimento, pela VIVO e recentemente mudei para fibra ótica. O sinal no pav. terreo parece que piorou. Tenho lido muito, mas entendo pouco do assunto. Entre o Roteador Wireless Linksys N 300Mbps E900-BR com 4 Portas 10/100 – 2 Antenas Internas e o Roteador Wireless 750mbps TP-Link Banda Dupla TL-WDR4300, qual seria o mais indicado? Outra dúvida… ele deve ficar próximo ao PC ou pode ficar em outro ambiente, mais central? E neste ultimo caso, ele tem que estar conectado ao PC por um cabo, não é? (penso em passar o cabo pelo sótão…)

DEIXE UMA RESPOSTA

nove − 6 =